Logotipo do repositório
 

Publicação:
Tai chi chuan: saber fazer e saber sobre o fazer com estudantes do 5º ano do ensino fundamental

dc.contributor.advisorDel-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]
dc.contributor.authorAraujo, Gescian de Melo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-09-06T18:32:54Z
dc.date.available2023-09-06T18:32:54Z
dc.date.issued2023-08-07
dc.description.abstractA presente pesquisa produziu, implementou e analisou uma unidade didática de Tai Chi Chuan para as aulas de Educação Física escolar, tendo por base reflexiva uma problemática marcante que trata de o saber fazer e saber sobre o fazer durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa ação por meio da implementação de uma Unidade Didática para uma turma de 5° (quinto) ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários, entrevistas e Diário de Campo. Cada dado coletado foi analisado e aglutinado dentro de categorias de codificação simples, o que levou a duas categorias: saber sobre o fazer dentro do universo do Tai Chi Chuan e saber fazer dentro do universo do Tai Chi Chuan. Os resultados revelados na primeira categoria mostraram que a sensibilização, os diálogos, as orientações de pesquisas e os esclarecimentos de dúvidas surgidas durante as aulas contribuíram para a compreensão por parte dos estudantes de conceitos, características, peculiaridades e como se manifesta corporalmente o Tai Chi Chuan. Com relação a segunda categoria, a intervenção direta mostrou-se fundamental em cada aula vivenciada, uma vez que foi importante para esclarecer as dúvidas surgidas no decorrer do processo. Nesse sentido, mostrou também que a observação atenta do profissional às dificuldades surgidas dentro de cada momento da aula, pode contribuir para a consecução de êxito na introdução de uma unidade temática desconhecida pelos estudantes. Como limitação, destacou-se a apresentação de uma luta fora da realidade da comunidade local, uma vez que não existia a compreensão da cultura em que esta luta estava inserida, gerando incompreensões e dúvidas sobre cada situação apresentada em aula. Por outro lado, esta limitação também se mostrou como superação, uma vez que conhecer novas culturas pode promover maior respeito pelo diferente e ampliação da alteridade. Ficou flagrante que o Tai Chi Chuan pode ser uma alternativa interessante a ser inserida nas aulas de Educação Física escolar, desde que seja considerada a realidade da comunidade escolar e o objetivo ansiado pelo profissional.pt
dc.description.abstractThis research produced, implemented, and analyzed a Tai Chi Chuan as a didactic unit during Physical Education classes at school, based on a reflexive issue that deals with knowing how to do and knowing about doing during classes. Qualitative investigation was the base considering as reference the action research through the implementation of a Didactic Unit for a class of 5th (fifth) year of Elementary School of a municipal public school in the city of Sorocaba, interior of the São Paulo State. The instruments used were questionnaires, interviews, and notes in the Diary notebook. Each collected data was analyzed and grouped into simple coding categories, which led to two categories: knowing about doing within the universe of Tai Chi Chuan and knowing how to do within the universe of Tai Chi Chuan. The results revealed in the first category that awareness, dialogues, research guidelines and clarification of doubts arising during classes contributed to the students' understanding of concepts, characteristics, peculiarities and how Tai Chi Chuan manifests itself in the body. Regarding the second category, direct intervention proved to be fundamental in each class experienced, since it was important to clarify the doubts that emerged during the process, in this sense it also showed that the professional's attentive observation of the difficulties that arose within each moment of the class can contribute to the achievement of success in introducing a thematic unit unknown to the students. As a limitation, was a presentation of a fight outside the reality of the local community because there was no understanding of the culture in which this fight was inserted, occurring misunderstandings and doubts about each situation presented in class. On the other hand, this limitation was also shown as an overcoming, since getting to know new cultures can promote greater respect for what is different and the expansion of otherness. It became evident that Tai Chi Chuan can be an interesting alternative to be inserted in Physical Education classes at school, if the reality of the school community and the objective expected by the professional are considered.en
dc.identifier.capes33004137068P8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250615
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação Física escolarpt
dc.subjectTai chi chuanpt
dc.subjectLutaspt
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectFightsen
dc.titleTai chi chuan: saber fazer e saber sobre o fazer com estudantes do 5º ano do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeTai chi chuan: know how to do and know about doing with students of the 5th year of elementary schoolen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Física em Rede Nacional - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducação física escolarpt
unesp.researchAreaEducação física na educação infantil e anos Iniciais do ensino fundamentalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
araujo_gm_me_rcla.pdf
Tamanho:
8.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: