Publicação:
Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Sabrina Antunes Dos
dc.contributor.authorAspilicueta, Patrícia
dc.contributor.authorCruz, Gilmar De Carvalho
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Fonoaudiologia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Ponta Grossa
dc.date.accessioned2015-03-19T16:20:26Z
dc.date.available2015-03-19T16:20:26Z
dc.date.issued2012-03-01
dc.description.abstractThis study aimed to identify the conceptions of learning difficulties of teachers working in the beginning years of elementary education. In order to analyze such conceptions from the perspective of inclusive education, the study was carried out in two schools in a city of the State of Paraná. Sixteen teachers (mean age of 41 years) participated in the study. Of these, only one had no higher education. Interviews were carried out individually in the teachers` schools. The interviews were conducted with the support of a topic outline including: aspects of classroom management of the classes in which teachers worked; how to identify students with learning disabilities; causes of learning difficulties; how the school can help a student with learning difficulties. Each interview lasted 50 minutes on average. They were transcribed in full and submitted to thematic analysis. Four categories of analysis were determined: characterization of educational institutions' proposal; conceptions on the identification of students with learning difficulties; conceptions about causes of learning difficulties; possibilities for assisting students with learning difficulties. The results indicated that the main factors reported by the participants on the characterization of pupils with learning difficulties were of the cognitive order. The data also showed that the teachers based their opinions on family aspects in order to focus on causes of learning difficulties; they attributed the largest parcel of responsibility for solving such situations to students' families. One of the main conclusions of this study allowed us to consider that the schools that were investigated reported a practice that doesn't meet the inclusive education assumptions, denoted by the attempt to homogenize regular classes.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar as concepções de professores, atuantes em anos e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Participaram da pesquisa dezesseis professores, com média de idade de quarenta e um anos. Destes, apenas um não possuía ensino superior. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, individualmente, nas próprias escolas, com o apoio de um roteiro, contendo questões sobre: aspectos do funcionamento das turmas das instituições nas quais os professores atuavam; como identificar um aluno com dificuldades de aprendizagem; causas das dificuldades de aprendizagem e como poderia auxiliar um escolar com dificuldades de aprendizagem. Cada entrevista durou em média 50 minutos. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise temática. Em seguida, foram designadas quatro categorias: caracterização da proposta educacional das instituições; concepções sobre a identificação de um aluno com dificuldades de aprendizagem; concepções sobre as causas das dificuldades de aprendizagem e possibilidades de auxílio para os escolares com dificuldades de aprendizagem. Os resultados indicaram que os principais fatores relacionados à caracterização dos alunos com dificuldades de aprendizagem foram de origem cognitiva. Os dados apontaram também que esses profissionais tomaram como base, de modo marcante, os aspectos familiares para centrarem as causas das dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, atribuíram à família a maior parcela de responsabilidade na resolução de tais situações. Os dados permitiram concluir, dentre outros aspectos, que as escolas participantes da pesquisa relataram uma prática contrária aos pressupostos da Educação Inclusiva, denotada pela tentativa de homogeneização das turmas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Ponta Grossa
dc.format.extent93-112
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382012000100007
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 18, n. 1, p. 93-112, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382012000100007
dc.identifier.fileS1413-65382012000100007.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.orcid0000-0002-0156-3804
dc.identifier.scieloS1413-65382012000100007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117886
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectEducação Inclusivapt
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectSchool Inclusionen
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.titleConcepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativeTeacher's conceptions about learning difficultiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-0156-3804[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-65382012000100007.pdf
Tamanho:
1.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format