Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docência

dc.contributor.advisorBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento, Mari Clair Moro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-09T13:28:14Z
dc.date.available2018-03-09T13:28:14Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.description.abstractA fim de mapear as implicações do estágio curricular na formação e na atuação para a docência, realizou-se esta pesquisa no decorrer do curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no norte do estado do Paraná, no ano de 2016. Respaldada na pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de pesquisa documental, observações, questionários e entrevista – analisados com embasamento no corpus teórico delimitado no estudo. Compreender de que modo as ações efetivadas no estágio curricular interferem na formação e na atuação para a docência, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demandou conhecer como esse momento da formação é concebido em documentos institucionais, mas, sobretudo, apreender como as indicações são materializadas no cotidiano. Assim, o estudo apresenta, a partir do entrelaçamento dos dados coletados, ações indicadas como positivas e aquelas que podem ser revistas, além de pensar em maneiras de reinventar o cotidiano desse momento da formação inicial, de forma que ele proporcione ganhos a todos os sujeitos e a todas as instituições envolvidas.pt
dc.description.abstractIn order to map the implications of the curricular internship in development and practice of teaching, this research was carried out during the Pedagogy course of a public university, situated in the north of Paraná state, in 2016. Backed by qualitative research, the collection of data was done through documentary research, observations, questionnaires and interviews - analyzed based on the theoretical corpus delimited in the study. Understanding how the actions carried out in the curricular internship interferes with the formation and performance of teaching in the initial years of elementary education, demanded to know how this moment of formation is conceived in institutional documents, but above all, to apprehend how the indications are materialized in everyday teaching life. Thus, the study presents, from the interlacing of collected data, actions indicated as positive and those that can be reviewed, in addition to thinking about ways to reinvent the daily life of this initial moment formation, that provides gains to all individuals and institutions involved.en
dc.identifier.aleph000898037
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes0734650628154687
dc.identifier.orcid0000-0002-7688-8486
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152944
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstágio curricularpt
dc.subjectCotidiano escolarpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectPesquisa qualitativapt
dc.subjectCurricular internshipen
dc.subjectSchool life day-by-dayen
dc.subjectTeaching trainingen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleEstágio curricular: implicações na formação e na atuação para a docênciapt
dc.title.alternativeCurricular internship: implications in training and teaching practiceen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0734650628154687
unesp.advisor.orcid0000-0002-7688-8486
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nascimento_mcm_dr_mar.pdf
Tamanho:
2.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: