Logo do repositório
 

As faces do livro de leitura

dc.contributor.authorOliveira, Cátia Regina Guidio Alves de
dc.contributor.authorSouza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z
dc.date.issued2000-11-01
dc.description.abstractEste trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.pt
dc.description.abstractThis study is a contribution to understanding the historical development of reading books in Brazil, in particular in the state of São Paulo, an analyse of some text books more frequently used in the primary schools at the end of XIX century and at the beginning of XX century (1890-1920), as a cultural instrument. We describe their different faces and their use in the school in terms of contents, objectives, format, publisher production and copyright. We attempt to determine the intersection between teaching in classroom and history of reading.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação
dc.format.extent25-40
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622000000300003
dc.identifier.fileS0101-32622000000300003.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.scieloS0101-32622000000300003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28247
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.relation.ispartofsjr0,119
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectLivros de leiturapt
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectlivros didáticospt
dc.subjectséries graduadas de leiturapt
dc.titleAs faces do livro de leiturapt
dc.title.alternativeThe faces of the reading booken
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.orcid0000-0002-3905-7317[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622000000300003.pdf
Tamanho:
41.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: