Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para ensinar sobre poluição e recuperação de metais pesados no ensino de química ambiental na perspectiva da ciência-tecnologia-sociedade-ambiente

dc.contributor.advisorBevilaqua, Denise [UNESP]
dc.contributor.advisorMoralles, Vagner Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorPeres Neto, Guilherme Salvador [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-18T11:27:20Z
dc.date.available2023-01-18T11:27:20Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.description.abstractA partir do período Antropoceno o homem passou a impactar negativamente o meio ambiente, provocando mudanças climáticas, poluição das águas e do solo, uma série de desastres naturais, extinção de espécies animais e vegetais, entre outros. Nesse contexto, a Química Ambiental se apresenta como uma importante ferramenta para compreender tais transformações e propor caminhos para mitigação dos impactos causados pelas ações humanas na Terra. A educação ambiental, portanto, se apresenta como uma importante vertente para a formação de cidadãos críticos e capazes de interferir em sua realidade. O que se busca é uma sociedade preocupada com o desenvolvimento sustentável, com vistas a manter um meio ambiente saudável para as gerações futuras. Dentro das áreas de interesse da Química Ambiental destaca-se, nesta proposta didática, o tema da poluição causada por metais pesados. Essa temática foi articulada com os demais elementos do planejamento didático pedagógico de acordo com as premissas teórico-metodológicas da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e desenvolvida por meio do modelo formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica.pt
dc.description.abstractFrom the Anthropocene period man began to negatively impact the environment, causing climate change, water and soil pollution, a series of natural disasters, extinction of animal and plant species, and others. With this context, Environmental Chemistry presents itself as an important tool to understand both transformations and promote ways to mitigate the impacts caused by human actions on Earth. Therefore, Environmental Education emerges as an important strand for the formation of critical citizens capable of interfering in your reality. What is desired is a society concerned with sustainable development, with a view to maintaining a healthy environment for future generations. Within the areas of interest of Environmental Chemistry, the topic of pollution caused by heavy metals stands out in this didactic proposal. This theme was articulated with the other elements of the didactic- pedagogical planning according to the theoretical-methodological premises of the Science-Technology-Society-Environment approach and developed through the formative model of implementation of a Multistrategic Didactic Unit.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238798
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectPlanejamento educacionalpt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectQuímica ambientalpt
dc.subjectMetais pesadospt
dc.subjectPedagogia críticapt
dc.titleUma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para ensinar sobre poluição e recuperação de metais pesados no ensino de química ambiental na perspectiva da ciência-tecnologia-sociedade-ambientept
dc.title.alternativeA proposal for a Multiestrategic Didactic Unit for teaching about pollution and recovery of heavy metals in environmental chemistry teaching from the science-technology-society-environment perspectiveen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationc5174a81-8b43-4bc0-bf5f-ab549ea36a4b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc5174a81-8b43-4bc0-bf5f-ab549ea36a4b
relation.isOrgUnitOfPublicationbc74a1ce-4c4c-4dad-8378-83962d76c4fd
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoverybc74a1ce-4c4c-4dad-8378-83962d76c4fd
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.undergraduateQuímica - IQpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
peresneto_gs_tcc_araiq.pdf
Tamanho:
1.3 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
peresneto_gs_autorizacao_araiq.pdf
Tamanho:
1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: