Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção.

dc.contributor.advisorDias, Rubens Alves [UNESP]
dc.contributor.advisorFreitas, Marcela Aparecida Guerreiro Machado de [UNESP]
dc.contributor.advisorFaria Neto, Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorMorais, Suelen C. F. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-04-18T13:14:34Z
dc.date.available2019-04-18T13:14:34Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda aspectos sobre os estilos de aprendizagem e o ambiente de estudo no processo de ensino e aprendizagem entre alunos e professores do curso de engenharia de produção, especificamente da disciplina estatística, de quatro instituições universitárias brasileiras. A presente pesquisa objetivou mensurar em quais aspectos se diferem as percepções entre alunos e professores referente ao ambiente de estudo e auxiliar os professores de engenharia no desenvolvimento desse ambiente e principalmente no processo de ensino e aprendizagem. Em sua metodologia, utilizou-se três questionários sendo eles: o questionário denominado Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS) e dois questionários denominado Inventário sobre a Percepção do Ambiente de Estudo nas versões IPSE e o IPSE-T. Para verificar a confiabilidade dos questionários, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, bem como o valor de p da análise de variância (ANOVA) para comparar as médias amostrais dos diferentes grupos. Identificados os perfis dos alunos por meio do ILS, as percepções dos alunos e professores sobre o ambiente de estudo, respectivamente por meio do IPSE e IPSE-T, a pesquisa resulta na aplicação das diretrizes teóricas baseadas em Vygotsky direcionadas ao perfil desses alunos e ao desenvolvimento do ambiente de estudo para o processo de ensino e aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis research deals with aspects about learning styles and the study environment in the teaching and learning process between students and teachers of the production engineering course, specifically the statistical discipline, of four Brazilian university institutions. The present research aimed to measure in which aspects the perceptions between students and teachers regarding the study environment differ and help the teachers of engineering in the development of this environment and especially in the process of teaching and learning. In their methodology, three questionnaires were used: the questionnaire called the Learning Styles Index (ILS) and two questionnaires called the Inventory on Perception of the Study Environment in IPSE and IPSE-T versions. To verify the reliability of the questionnaires, the Cronbach alpha coefficient was calculated as well as the p-value of the analysis of variance (ANOVA) to compare the sample means of the different groups. Identifying the profiles of the students through ILS, the students 'and teachers' perceptions about the study environment, respectively through IPSE and IPSE-T, the research results in the application of the theoretical guidelines based on Vygotsky aimed at the profile of these students and the development of the study environment for the teaching and learning processen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
dc.identifier.aleph000915297
dc.identifier.capes33004080052P0
dc.identifier.lattes0520465837714954
dc.identifier.lattes8242499078777769
dc.identifier.orcid0000-0003-3472-9089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181601
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação em engenharia.pt
dc.subjectTeorias da aprendizagem.pt
dc.subjectEstilos de aprendizagem.pt
dc.subjectEnsino e aprendizagem.pt
dc.subjectQuestionário.pt
dc.subjectEngenharia – Estudo e ensinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEngineering educationen
dc.subjectLearning theoryen
dc.subjectLearning stylesen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectSurveyen
dc.titleEstudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção.pt
dc.title.alternativeStudy of educational conceptions, in the teaching and learning process between students and teachers, in a course of production engineering course.en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0520465837714954
unesp.advisor.lattes8577293854899248[3]
unesp.advisor.lattes8242499078777769[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-3910-7625[3]
unesp.advisor.orcid0000-0003-3472-9089[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEGpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchArea"Não consta"pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
morais_scf_me_guara.pdf
Tamanho:
3.96 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.05 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: