Logo do repositório
 

Tecnologia educacional: avaliação de um web site sobre Escala de Pessoal de Enfermagem

dc.contributor.authorJuliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]
dc.contributor.authorKurcgant, Paulina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:56Z
dc.date.available2014-05-20T13:34:56Z
dc.date.issued2009-09-01
dc.description.abstractO uso da tecnologia de informática é uma realidade em todas as áreas do conhecimento humano, nos dias atuais. A incorporação tecnológica se faz nos serviços e no ensino, nos diferentes processos de trabalho do enfermeiro. Este estudo teve como objetivo avaliar um site desenvolvido sobre o tema Escala de Pessoal de Enfermagem, relevante na gestão de recursos humanos em saúde. A metodologia envolveu pesquisa quantitativa com docentes da área de administração em enfermagem, e alunos das oito Universidades Públicas do estado de São Paulo que formam enfermeiros. Entre os principais resultados, apontamos que 85% dos avaliadores consideraram o site excelente ou satisfatório. Além disso, foram analisados os comentários enviados por e-mail e as autoras fazem uma auto-avaliação. O site foi considerado de utilidade tanto para a prática profissional (81,7% entre excelente e satisfatório) como para o ensino (84,6% entre excelente e satisfatório).pt
dc.description.abstractEl uso de la tecnología de informática es una realidad en todas las áreas del conocimiento humano en los días actuales. La incorporación tecnológica se hace en los servicios y en la enseñanza, en los diferentes procesos de trabajo del enfermero. Este estudio tuvo como objetivo evaluar un site desarrollado sobre el tema Escala de Personal de Enfermería, relevante en gestión de recursos humanos de la salud. La metodología envolvió investigación cuantitativa con docentes del área de administración en enfermería y con alumnos de las ocho Universidades Públicas del estado de San Pablo que forman enfermeros. Entre los principales resultados, apuntamos que 85% de los evaluados consideraron el site excelente o satisfactorio. Además de eso, fueron analizados los comentarios enviados por e-mail y las autoras hacen una auto evaluación. El site fue considerado de utilidad tanto para la práctica profesional (81,7% entre excelente y satisfactorio) como para la enseñanza (84,6% entre excelente y satisfactorio).es
dc.description.abstractThe use of information technology is a current reality in all fields of human knowledge. Technological incorporation has taken place in healthcare services, teaching institutions, as well as in the nurse's various work processes. This study aimed at evaluating a website developed perform a Nursing Personnel Delegation Plan, a quite relevant tool in healthcare human resources management. The methodology involved quantitative research with faculty members in the field of nursing administration and students from the eight public universities in São Paulo state offering Nursing programs. Among the major results, it was pointed out that 85% of the evaluators considered the website to be excellent or satisfactory. Comments sent by e-mail were also assessed; additionally, the website's authors performed a self-evaluation. The website was considered to be useful for both the professional practice (81.7% from excellent to satisfactory) and teaching (84.6% from excellent to satisfactory).en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem Departamento de Orientação Profissional
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem
dc.format.extent512-519
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000300003
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 43, n. 3, p. 512-519, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342009000300003
dc.identifier.fileS0080-62342009000300003.pdf
dc.identifier.issn0080-6234
dc.identifier.scieloS0080-62342009000300003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11986
dc.identifier.wosWOS:000270229400003
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP
dc.relation.ispartofjcr0.743
dc.relation.ispartofsjr0,279
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectInformática em enfermagempt
dc.subjectEducação em enfermagempt
dc.subjectInternetpt
dc.subjectSoftwarept
dc.subjectTecnología educacionales
dc.subjectEnfermería informáticaes
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectInternetes
dc.subjectProgramas Informáticoses
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectNursing informaticsen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectInterneten
dc.subjectSoftwareen
dc.titleTecnologia educacional: avaliação de um web site sobre Escala de Pessoal de Enfermagempt
dc.title.alternativeTecnología educacional: evaluación de un web site sobre Escala de Personal de Enfermeríaes
dc.title.alternativeEducational technology: assessment of a Nursing Personnel Delegation websiteen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2749002390005883[1]
unesp.author.orcid0000-0002-3734-2317[1]
unesp.author.orcid0000-0002-2579-739X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentEnfermagem - FMBpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0080-62342009000300003.pdf
Tamanho:
202.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: