Publicação: A pintura olha para os lados
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Spaniol, José Paiani 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pintura, desde o início do século XX, se distancia da metáfora de uma janela, através da qual se vislumbra o mundo, como se concebia desde a Renascença, e passa a se apresentar como um objeto na parede, assemelhando-se, em alguns aspectos, à escultura. A tese propõe uma reflexão sobre o que persiste de metafórico no espaço da pintura, e em seus entrecruzamentos com a escultura, desenho e instalação, levando em conta e apresentando a produção artística de seu autor, de 2015 a 2020.
Resumo (inglês)
Painting, since the begining of the twentieth century, has distanced itself from the metaphor of a window through which one glimpses the world, as it was conceived since the Renaissance, and now presents itself as an object on the wall, resembling sculpture. The thesis proposes a reflection on what remains metaphorical in the space of painting, and its intersections with sculpture, drawing and installation art, taking into account and presenting the artistic production of its author, from 2015 to 2020.
Descrição
Palavras-chave
Pintura, Desenho, Arte brasileira, Pintura contemporânea, Pastel, Painting, Drawing, Brazilian art, Contemporary painting, Pastel
Idioma
Português