Repository logo
 

Publication:
O que são e-Sports?

Loading...
Thumbnail Image

Advisor

Vicente, Maximiliano Martin

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Jornalismo - FAAC

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Undergraduate thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa. Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura” de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço, universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de informação e comunicação.

Description

Keywords

Esportes eletrônicos, Jogos eletrônicos, Cibercultura, Ciberespaço

Language

Portuguese

Citation

Related itens

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs