Publication: O que são e-Sports?
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Date
Authors
Advisor
Vicente, Maximiliano Martin 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Jornalismo - FAAC
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Essa pesquisa tem como objetivo introduzir e abordar a temática dos esportes eletrônicos, ou
e-Sports. Através dela, pretende-se mostrar ao leitor o quanto o campo dos jogos eletrônicos
praticados de forma profissional é um tópico relevante que merece atenção da comunidade
científica, apesar de uma pouco extensa bibliografia no assunto em língua portuguesa.
Justamente por isso, um dos objetivos do trabalho é suscitar o interesse do leitor para que ele
se aprofunde nas questões aqui apresentadas e possa dar início a novas linhas de pesquisa com
foco nos e-Sports, nos efeitos que os esportes eletrônicos causam na sociedade e na
Comunicação, entre outros assuntos. Serão abordados o histórico dos videogames até
chegarem nos dias de hoje e as competições atuais mais expressivas em dados numéricos de
audiência e premiação. Compreende-se que os e-Sports seguem um curso de
profissionalização das competições antes casuais dos jogos eletrônicos. O livro “Cibercultura”
de Pierre Lévy (1999), assim como seus conceitos de cibercultura, ciberespaço,
universalidade sem totalização e comunidades virtuais, são a chave para entender os esportes
eletrônicos como um fenômeno social surgido a partir do avanço das tecnologias de
informação e comunicação.
Description
Keywords
Esportes eletrônicos, Jogos eletrônicos, Cibercultura, Ciberespaço
Language
Portuguese