Publicação: A avaliação formativa em uma aula de matemática na educação de jovens e adultos (EJA)
dc.contributor.author | Silva, Ronivan Souza da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gordo, Vanessa Orsi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Paulo Vitor [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fernandes, Hadriel [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:24Z | |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:24Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Introdução: Como fazer da avaliação um instrumento de formação e não de seleção? O tema escolhido para este trabalho surgiu a partir desta questão e da leitura do artigo Dentro da Caixa Preta (Black, 98), a respeito da forma como os professores praticam o ato de avaliar. Uma das minhas preocupações enquanto educador, é diferenciar avaliação e seleção. Um dos maiores propósitos da avaliação formativa é ajudar os professores a entender melhor o que sabem os alunos e a tomar decisões sobre atividades de ensino e aprendizagem. Objetivos: Um dos objetivos deste trabalho é que ao final das minhas atividades em sala de aula o aluno adquira e compreenda noções matemáticas, que ele aplique a matemática na compreensão de situações da realidade, que manifeste o gosto e a confiança pessoal em realizar atividades intelectuais que envolvam raciocínios matemáticos, e por último, que o aluno seja capaz de se auto-avaliar. Pretende-se contribuir para o debate na área de avaliação em especial, na avaliação no contexto da prática pedagógica de Matemática. Métodos: As aulas de matemática foram ministradas aos alunos do Ensino Médio na EJA da UNESP de Ilha Solteira durante um ano. Semanalmente foram realizados trabalhos e discussões em grupo, nas quais os alunos eram estimulados a refletir sobre questões intrigantes, bem como procurou-se adequar a matemática à realidade dos alunos. A didática utilizada favoreceu o raciocínio lógico na dedução de soluções, nas justificativas de respostas e processos e na aprendizagem de que é sempre válido o aluno questionar como surgem as equações. Ao final de cada mês eram aplicadas provas. Logo após as correções, as provas eram devolvidas aos alunos e era solicitado a eles que as refizessem em sala. Nesse momento, os alunos, em grupo, mostravam-se interessados em saber onde estavam errados e qual era a resposta correta das questões. Resultados: Ao longo desse período, a avaliação formativa foi importante, para os alunos, pois desenvolveram habilidades que julgavam não terem, e para o educador, devido à experiência adquirida, contribuindo para a sua formação pessoal. No início, os alunos mostravam-se desmotivados, com um grande esforço, eles entenderam como a matemática poderia ser útil nas suas vidas. Um dos resultados notáveis foi como os alunos evoluíram na resolução de problemas, pois inicialmente tinham dificuldades em questões simples, como frações e porcentagens e, assim que se deparavam com um problema, procuravam imediatamente fórmulas matemáticas para encontrar a solução, não se importando com a lógica da questão. Por fim, começaram a compreender melhor a matemática, principalmente devido ao estímulo ao raciocínio lógico e perceberam que aquela auto-avaliação feita anteriormente sobre suas capacidades estava equivocada. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira | |
dc.format.extent | 043 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 043 | |
dc.identifier.file | 2005-043-silva.pdf | |
dc.identifier.lattes | 2571977671030681 | |
dc.identifier.lattes | 2687872824964861 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-4001-5592 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143659 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A avaliação formativa em uma aula de matemática na educação de jovens e adultos (EJA) | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2571977671030681 | |
unesp.author.lattes | 2687872824964861(7) | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4001-5592(7) | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.department | Matemática - FEIS | pt |
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