Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Editora Guaíra: estratégias, sociabilidades e projetos políticos culturais (décadas de 1930/1940)

dc.contributor.advisorLuca, Tania Regina de [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Gilvana de Fátima Figueiredo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-22T17:51:33Z
dc.date.available2021-04-22T17:51:33Z
dc.date.issued2021-03-04
dc.description.abstractA pesquisa investiga a trajetória da Editora Guaíra (Curitiba) e de se proprietário, Oscar Joseph De Plácido e Silva. Com base em recursos metodológicos da História dos Livros e da História Intelectual, analisa-se o processo de formação profissional do editor Oscar Joseph, bem como seu ingresso no mercado editorial nacional, a partir de 1930. As estratégias utilizadas pelo empresário para superar o isolamento geográfico articuladas à complexa rede de relações constituída, principalmente, por sujeitos que se afirmavam como uma nova geração – intelectual e política – delinearam o perfil da Editora Guaíra. A análise das sociabilidades intelectuais e das coleções que ocuparam lugar central no catálogo da empresa, revelam os projetos políticos e culturais abrigados pela editora; além disso, permitem compreender parte dos deslocamentos intelectuais ocorridos no período.pt
dc.description.abstractThe research investigates the trajectory of Editora Guaíra (Curitiba) and of its owner, Oscar Joseph De Plácido e Silva. With basis on methodological resources from the History of Books and Intellectual History, the process of professional qualification of editor Oscar Joseph is analyzed, as well as his entry in the national publishing market, from 1930 on. The strategies used by the entrepreneur to overcome geographic isolation articulated to the complex network of relations constituted, mostly, by subjects who asserted themselves as a new generation - intellectual and political - delineated the profile of Editora Guaíra. The analysis of intellectual sociability and the collections that occupied a central place in the company's catalog, reveal the political and cultural projects sheltered by the publishing company; moreover, they make it possible to understand part of the intellectual displacements that occurred in the period.en
dc.identifier.capes33004048018P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204456
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEditora Guaírapt
dc.subjectHistória Editorialpt
dc.subjectHistória da literaturapt
dc.subjectHistória dos livros no Brasilpt
dc.subjectIntelectuaispt
dc.subjectEditorial Historyen
dc.subjectHistory of books in Brazilen
dc.subjectHistory of literatureen
dc.subjectIntellectualsen
dc.titleA Editora Guaíra: estratégias, sociabilidades e projetos políticos culturais (décadas de 1930/1940)pt
dc.title.alternativeEditora Guaíra: Strategies, sociability and political-cultural projects (1930s / 1940s)en
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistoria e sociedadept
unesp.researchAreaCultura, Historiografia e Patrimôniopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gomes_gff_dr_assis.pdf
Tamanho:
7.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: