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Ensino remoto no "mundo interditado": uma análise das vídeoaulas produzidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) durante a pandemia do coronavírus

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Supervisor

Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco

Coorientador

Ramis, Mateu Cabot

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A propagação do novo coronavírus no Brasil demandou ações de natureza emergencial em diversos setores da sociedade, sendo um deles a Educação Básica. Diante da exigência do isolamento social, redes de ensino e instituições escolares em todo o país se viram impelidas a elaborar e operacionalizar modelos de ensino remoto emergencial, por meio dos quais as práticas escolares passaram a ocorrer de maneira virtual e a distância. Neste projeto, que configura um estudo de caso, pretendeu-se analisar o modelo implementado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O objetivo central da pesquisa consistiu em investigar a configuração didática das vídeoaulas produzidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental I. Tal investigação forneceu subsídios para uma caracterização específica deste modelo de ensino remoto emergencial, que se tornou referência para o ensino na rede pública do Estado de São Paulo. O estudo foi orientado pela seguinte questão: que tipo de formação é promovida pela configuração didática das vídeoaulas, em específico, e pelo modelo de ensino remoto implementado no Estado de São Paulo, de maneira ampla? A Teoria Crítica da Sociedade foi tomada como referencial de nossa análise, e a Hermenêutica Objetiva, procedimento de reconstrução empírica que pressupõe o exercício crítico-interpretativo diante da realidade do objeto investigado, foi nosso aporte metodológico. A partir da reconstrução empírica de quatro vídeoaulas do CMSP, encontramos subsídios para a interpretação do sentido formativo deste modelo de ensino remoto emergencial.

Resumo (inglês)

The spread of the new corona virus in Brazil has demanded actions of an emergency nature in several sectors of society, one of which is Basic Education. Faced with the demand for social isolation, teaching systems and school institutions across the country were compelled to deal with virtual and at a distance remote emergency education models. The present research project, which is a case study, attempts to analyze the remote emergency education model implemented by São Paulo State Department of Education. Our main objective is to analyze the didactical configuration of the video classes produced by São Paulo Educational Media Center (CMSP), aimed at Elementary School students. We understand that such investigation will provide subsidies to a specific description on this emergency remote teaching model, which becomes the main reference to the public education in São Paulo State during the pandemic. The study is guided by the following question: what is the particularity of the formation promoted by video classes, in particular, and by the remote teaching model in the State of São Paulo? Critical Theory of Society will be taken as the main reference of our analysis. Objective Hermeneutics, an empirical reconstruction procedure for pedagogical situations based on the Critical Theory of Society, will be our methodological foundation. Based on the empirical reconstruction of four video classes from CMSP, we aim to find arguments to the interpretation of formative meanings of this remote emergency teaching model.

Descrição

Palavras-chave

Ensino remoto emergencial, Pandemia, Rede Estadual de Educação de São Paulo, Teoria Crítica da Sociedade, Hermenêutica Objetiva

Idioma

Português

Citação

PERES, H. C. Ensino remoto no "mundo interditado": uma análise das vídeoaulas produzidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) durante a pandemia do coronavírus. 2025. 348f. Relatório (Pós-Doutorado) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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