Publicação: Alinhamento do sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e gestão do conhecimento: uma abordagem baseada em cinco estudos de caso de empresas industriais brasileiras
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Data
2019-12-02
Autores
Orientador
Oliveira, Otavio José de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Produção Mecânica - feg
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Advances in technology, management methods and increase in consumer requirements are some of the key elements to foster excellence in processes and products. In this scenario, companies seek more effective ways to manage their business and increase competitiveness. Two management tools already recognized by the use and recurrent in the range of management options are Quality Management Systems (QMS) based on ISO 9001 and Knowledge Management (KM). The thesis aims to identify synergies and antagonisms, theoretical and applied, between QMS based on ISO 9001 and KM in order to support the formulation of guidelines to enhance their aligned use. The guidelines were developed based on the theoretical framework and on the results from five case studies in industrial companies. In all, nine synergies and three antagonisms were identified. This work contributes to guide managers who are interested in using the proposed guidelines to leverage the results of QMS ISO 9001 and KM, and also to guide new researches, by means of formation of a new bias of scientific thought.
Resumo (português)
Os avanços tecnológicos, os métodos de gerenciamento e o aumento dos requisitos do consumidor são alguns dos elementos-chave para promover a excelência em processos e produtos. Nesse cenário, as empresas buscam formas mais eficazes de gerenciar seus negócios e aumentar a competitividade. Duas ferramentas de gestão já reconhecidas pelo uso recorrente no leque de opções de gerenciamento são os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), baseados na ISO 9001 e a Gestão de Conhecimento (GC). Esta tese tem como objetivo identificar sinergias e dissonâncias, teóricas e aplicadas, entre o SGQ com base na ISO 9001 e a GC, a fim de apoiar a formulação de diretrizes para aprimorar seu uso alinhado. As diretrizes foram desenvolvidas com base no referencial teórico e nos resultados de cinco estudos de caso em empresas industriais. Ao todo, nove sinergias e três dissonâncias foram identificadas. Este trabalho contribui para orientar gerentes interessados em utilizar as diretrizes propostas para alavancar os resultados do SGQ ISO 9001 e GC, e também para orientar novas pesquisas, por meio da formação de um novo viés do pensamento científico.
Descrição
Idioma
Português