Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura

dc.alternative
dc.contributor.authorMonti, Luísa Leôncio [UNESP]
dc.contributor.authorSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-12T17:12:31Z
dc.date.available2021-03-12T17:12:31Z
dc.date.issued2019-11-04
dc.description.abstractO discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88882.432614/2019-01
dc.description.versionVersão final do editorpt
dc.identifier.isbn978-65-80968-08-4
dc.identifier.lattes3519999475085077
dc.identifier.lattes9694018693528462
dc.identifier.orcid0000-0002-3342-4286
dc.identifier.orcid0000-0001-6999-8647
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204080
dc.language.isopor
dc.publisherGaloá
dc.relation.ispartofAnais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolarpt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.titleFormando professores para a educação inclusiva: revisão da literaturapt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
monti_ll_versaoeditor_arafcl_formando.pdf
Tamanho:
509.31 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.24 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: