Publicação: Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
dc.alternative | ||
dc.contributor.author | Monti, Luísa Leôncio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T17:12:31Z | |
dc.date.available | 2021-03-12T17:12:31Z | |
dc.date.issued | 2019-11-04 | |
dc.description.abstract | O discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | 88882.432614/2019-01 | |
dc.description.version | Versão final do editor | pt |
dc.identifier.isbn | 978-65-80968-08-4 | |
dc.identifier.lattes | 3519999475085077 | |
dc.identifier.lattes | 9694018693528462 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-3342-4286 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-6999-8647 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/204080 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Galoá | |
dc.relation.ispartof | Anais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Inclusão escolar | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.title | Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura | pt |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isDepartmentOfPublication | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Psicologia da Educação - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- monti_ll_versaoeditor_arafcl_formando.pdf
- Tamanho:
- 509.31 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.24 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: