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A Educação de jovens e adultos, a Lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação étnico-racial e o ensino de sociologia: possibilidades de transformação

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Orientador

Silva, Eva Aparecida da

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Resumo

Resumo (português)

A proposta desta pesquisa é verificar e analisar a implementação da Lei Federal 10.639/03, que determina o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em três escolas da rede estadual de Araraquara/SP. Para isso, a investigação ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no ensino médio, a partir das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Sociologia, somadas à análise do Projeto Político Pedagógico das escolas selecionadas e do Currículo Paulista para verificação do comprometimento com a efetivação da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Este trabalho é de natureza qualitativa e utiliza a história oral como recurso metodológico, para que, a partir dos relatos de professores de Sociologia, entendamos como a temática é tratada naquelas unidades escolares.

Resumo (inglês)

The purpose of this research is to verify and analyze the implementation of Federal Law 10.639/03, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, in three state schools in Araraquara/SP, Brazil. The investigation will focus on the Youth and Adult Education modality at the high school level, analyzing pedagogical practices in the teaching of Sociology, as well as examining the Political-Pedagogical Project of the selected schools and the Paulista Curriculum to assess their commitment to the enforcement of Law 10.639/03 and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. This study adopts a qualitative approach and employs oral history as a methodological resource to understand, through the narratives of Sociology teachers, how this subject is addressed in these educational institutions.

Descrição

Palavras-chave

Educação étnico-racial, Ensino de Sociologia, Educação de Jovens e Adultos, Lei Federal 10.639/03, Youth and adults education, Sociology, Ethnic-racial education, Federal Law 10.639/03

Idioma

Português

Citação

Fregolent, Luiza. A Educação de Jovens e Adultos, a Lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial e o ensino de Sociologia : possibilidades de transformação / Luiza Fregolent. -- Araraquara, 2025. 160 p.

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Faculdade de Ciências e Letras
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