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Do reconhecimento ao potencial redistributivo: um diagnóstico das reivindicações LGBTQIAPN+ em documentos curriculares das Licenciaturas em Física na Unesp

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Orientador

Peralta, Deise Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação relata o desenvolvimento de uma pesquisa que, durante o Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, se fez requisito parcial para a obtenção do título de Mestre. A presente investigação pretende responder à seguinte questão: a institucionalização de políticas voltadas para as diversidades na Unesp têm chegado aos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de Licenciatura em Física no que diz respeito à comunidade LGBTQIAPN+? Objetiva-se diagnosticar de que forma esta política se faz presente na formação inicial de professories de Física, com ênfase nas questões de gêneros e sexualidades, em uma perspectiva da teoria bidimensional de Nancy Fraser. Para tanto, os caminhos metodológicos consistem em, a partir de análise documental, considerando as dimensões de Reconhecimento e Redistribuição propostas por Fraser, mais especificamente, caracterizar a institucionalização dessas políticas na Unesp e avaliar se estas têm chegado aos novos PPPs dos cursos de Licenciatura em Física, vigentes a partir de 2023, após a reestruturação/alteração curricular decorrente da demanda da curricularização da extensão. Os resultados indicam que, embora o reconhecimento venha sendo atendido pela Unesp, esta política ainda não tem adentrado os documentos curriculares de formação inicial de professories, o que entendemos que teria potencial para se constituir em um remédio transformativo.

Resumo (inglês)

This dissertation reports the development of research that, during the Academic Master's Degree in the Postgraduate Program in Education for Science, was a partial requirement for obtaining the Master's degree. The present investigation aims to answer the following question: has the institutionalization of policies aimed at diversity at Unesp reached the Pedagogical Political Projects (PPPs) of Physics Degree courses with regard to the LGBTQIAPN+ community? The objective is to diagnose how this policy is present in the initial training of Physics teachers, with an emphasis on issues of gender and sexualities, from a perspective of Nancy Fraser's twodimensional theory. To this end, the methodological paths consist of, based on documentary analysis, considering the dimensions of Recognition and Redistribution proposed by Fraser, more specifically, characterizing the institutionalization of these policies at Unesp and evaluating whether they have reached the new PPPs for Physics Degree courses, in force from 2023, after the curricular restructuring/change resulting from the demand for the curricularization of the extension. The results indicate that, although recognition has been met by Unesp, this policy has not yet entered the curricular documents for initial teacher training, which we understand would have the potential to constitute a transformative remedy.

Resumo (espanhol)

Esta disertación da cuenta del desarrollo de una investigación que, durante la Maestría Académica en el Programa de Posgrado en Educación para las Ciencias, fue requisito parcial para la obtención del título de Maestría. La presente investigación tiene como objetivo responder a la siguiente pregunta: ¿la institucionalización de políticas orientadas a la diversidad en la Unesp ha llegado a los Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP) de las carreras de Licenciatura en Física con respecto a la comunidad LGBTQIAPN+? El objetivo es diagnosticar cómo esta política está presente en la formación inicial de profesores de Física, con énfasis en cuestiones de género y sexualidades, desde una perspectiva de la teoría bidimensional de Nancy Fraser. Para ello, los caminos metodológicosconsisten en, a partir del análisis documental, considerar las dimensiones de Reconocimiento y Redistribución propuestas por Fraser, más específicamente, caracterizar la institucionalización de esas políticas en la Unesp y evaluar si han alcanzado las nuevas PPP para las carreras de Licenciatura en Física, vigentes a partir de 2023, luego de la reestructuración/cambio curricular resultante de la demanda de curricularización de la extensión. Los resultados indican que, si bien ha tenido reconocimiento por parte de la Unesp, esta política aún no ha ingresado en los documentos curriculares para la formación inicial docente, lo que entendemos tendría el potencial de constituir un remedio transformador.

Descrição

Palavras-chave

Gêneros, Justiça social, LGBTQIAPN+, Licenciatura em Física, Nancy Fraser, Degree in Physics, Genres, Social justice

Idioma

Português

Citação

ROCHA, Larissa Gonçalves Faria. Do reconhecimento ao potencial redistributivo: um diagnóstico das reivindicações LGBTQIAPN+ em documentos curriculares das Licenciaturas em Física na Unesp. Orientadora: Deise Aparecida Peralta. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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