Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A importância da Batalha da Aldeia como símbolo de resistência negra e sua possibilidade de inclusão dentro de um roteiro de afroturismo em Barueri (SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pimentel, Juliana Maria Vaz

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rosana - FEC - Turismo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a Batalha da Aldeia, criada em 2016 no município de Barueri (SP), destacando a sua importância como símbolo de resistência negra e sua representatividade considerada como uma das mais importantes manifestações culturais do rap e do hip-hop na América Latina. Além de atuar como um espaço de expressão e inclusão social, promove debates sobre as desigualdades sociais e valoriza a identidade negra. O estudo discute a possibilidade de integrar a Batalha da Aldeia como um roteiro de afroturismo no município de Barueri (SP) e destaca o potencial do rap como uma via de resistência social e cultural, bem como o impacto da Batalha na promoção da inclusão e no combate a preconceitos. Foi adotada como metodologia a abordagem qualitativa de caráter exploratório, com o intuito de compreender em profundidade os fenômenos sociais e culturais envolvidos. A metodologia inclui a análise de conteúdo pautada em dados secundários, observações indiretas e o levantamento de informações em diferentes fontes, como sites, blogs, artigos científicos e referenciais teóricos que discutem a temática em questão. Os resultados preliminares indicam que, devido à sua expressiva magnitude, a Batalha da Aldeia é reconhecida como a maior disputa de rimas da América Latina, dessa forma, verifica-se uma forte possibilidade de sua inclusão em um roteiro de afroturismo no município de Barueri (SP).

Resumo (inglês)

This research aims to analyze the Batalha da Aldeia (Battle of the Village), created in 2016 in the municipality of Barueri (SP), highlighting its importance as a symbol of Black resistance and its representativeness as one of the most significant cultural manifestations of rap and hip-hop in Latin America. In addition to serving as a space for expression and social inclusion, it fosters debates on inequality and promotes Black identity. The study discusses the possibility of integrating Batalha da Aldeia into an Afro-tourism itinerary in Barueri (SP) and emphasizes rap's potential as a means of social and cultural resistance, as well as the battle’s impact on promoting inclusion and combating prejudice. The research adopts a qualitative, exploratory approach, aiming to deeply understand the social and cultural phenomena involved. The ethodology includes the analysis of secondary data, indirect observations, and the collection of information from various sources such as websites, blogs, academic articles, and theoretical frameworks that discuss the topic. Preliminary results indicate that, due to its significant magnitude, Batalha da Aldeia is recognized as the largest rhyme battle in Latin America. Therefore, there is strong potential for its inclusion in an Afro-tourism itinerary in the municipality of Barueri (SP).

Descrição

Palavras-chave

Afroturismo, Hip-hop, Resistência negra, Cultura, Turismo cultural, Batalha da Aldeia, Afro-tourism, Culture, Culture

Idioma

Português

Citação

PEREIRA, Dinyer Justine. A importância da Batalha da Aldeia como símbolo de resistência negra e sua possibilidade de inclusão dentro de um roteiro de afroturismo em Barueri (SP). 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia e Ciências, Rosana, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação