Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação profissional: a decoração das instituições de educação infantil e seus significados

dc.contributor.authorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
dc.contributor.authorGarms, Marin; Gilza Maria Zauhy [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:21Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:21Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste trabalho parte da relevância dos profissionais de educação infantil conceberem os espaços das instituições como um recurso educativo que contribui para a qualidade de formação das crianças pequenas. A organização do espaço tem um papel importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança. Na intenção de aprofundar reflexões a respeito do espaço escolar e investigar como está sendo a formação inicial dos professores da educação infantil fizemos uma pesquisa com alunos do último semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 39 alunos. Foi solicitado aos estudantes que sugerissem, por escrito, como deveria ser a decoração de uma instituição de educação infantil e que confeccionassem dois desenhos, um deles sobre a organização do espaço de uma sala e outro de uma instituição de educação infantil. Diante das múltiplas dimensões que envolvem a organização do espaço, nos atemos especificamente aos significados que emergiram das escolhas dos profissionais a respeito da decoração do ambiente escolar. A investigação resultou em um material valioso para a formação, desde que seja explorado no sentido de promover interações dialógicas e críticas que visem à tomada de consciência dos equívocos e dos aspectos não privilegiados ou parcialmente constatados nas respostas e desenhos. Deste modo, este trabalho contribui para a profissionalização docente no âmbito da formação inicial, no que tange a organização dos espaços, especialmente a decoração dos ambientes educativos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent2456-2468
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2456-2468
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2456-2468.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes2093765979850981
dc.identifier.orcid0000-0001-6584-3656
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141763
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEspaço escolarpt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectDecoração de ambientes escolarespt
dc.titleFormação profissional: a decoração das instituições de educação infantil e seus significadospt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2093765979850981[1]
unesp.author.orcid0000-0001-6584-3656[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2456-2468.pdf
Tamanho:
527.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format