Qual o seu legado?: uma experiência artística de autorretrato na sala de aula
Carregando...
Data
Orientador
Costa, Tarcila Lima da 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente dissertação analisa o projeto educativo desenvolvido na EMEF Desembargador Euclides Custódio da Silveira, nos anos letivos de 2023 e 2024, no qual as atividades da disciplina de Arte foram realizadas na Sala de Leitura, ressignificando esse espaço como um ambiente de criação artística, escuta e registro de memórias. A pesquisa apresenta os primeiros resultados dessa proposta, com foco nas produções artísticas e literárias dos estudantes do Ensino Fundamental, especialmente nos ciclos interdisciplinar e autoral. A investigação propõe integrar fundamentos de arte, memória e oralidade, buscando construir registros das lembranças de alunos, funcionários e da comunidade escolar. Como parte desse processo, foram exploradas as produções de autorretrato dos estudantes do 9º ano, utilizadas como forma de registro visual de suas vivências e identidades no espaço escolar. A partir dessas experiências, busca-se compreender o papel dos registros de memória na formação dos estudantes, promovendo a materialização dessas vivências por meio da produção artística e literária. A perspectiva é que os estudantes expressem seus saberes e fazeres em narrativas e processos de criação, fortalecendo o vínculo entre identidade, memória e espaço escolar.
Resumo (inglês)
This dissertation analyzes the educational project developed at EMEF Desembargador Euclides Custódio da Silveira during the 2023 and 2024 school years, in which the activities of the Art subject were conducted within the Reading Room, re-signifying this space as an environment for artistic creation, active listening, and memory recording. The research presents the initial results of this proposal, focusing on the artistic and literary productions of elementary school students, particularly within the interdisciplinary and authorial cycles. The investigation seeks to integrate the foundations of art, memory, and orality, aiming to construct records of the memories of students, school staff, and the wider community. As part of this process, self-portrait productions by 9th-grade students were explored as a means of visually documenting their experiences and identities within the school environment. Through these experiences, the research aims to understand the role of memory records in students’ educational development, fostering the materialization of these lived experiences through artistic and literary production. The expectation is that students will express their knowledge and practices through narratives and creative processes, thus strengthening the bond between identity, memory, and the school space.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Ensino, Ensino fundamental, Escolas públicas, Ambiente de sala de aula, Memória, Aprendizagem
Idioma
Português
Citação
SANTOS, Simone Venâncio dos. Qual o seu legado? : uma experiência de autorretrato na sala de aula. Orientadora: Tarcila Lima da Costa. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

