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Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal

dc.contributor.authorArcieri, Renato Moreira [UNESP]
dc.contributor.authorRovida, Tânia Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Daniela Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorGarbin, Artênio José Ísper [UNESP]
dc.contributor.authorGarbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2013-09-30T20:02:24Z
dc.date.accessioned2014-05-20T13:44:05Z
dc.date.available2013-09-30T20:02:24Z
dc.date.available2014-05-20T13:44:05Z
dc.date.issued2013-03-01
dc.description.abstractA figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.pt
dc.description.abstractThe teacher's image causes high influence on students' behavior, through daily contact during long time. The objective of this study was to examine the knowledge of teachers from state and municipal primary schools, about oral health. It was performed a descriptive and exploratory study with an quantitative and qualitative approach including 164 teachers, using as instrument, self-applied questions about the theme. The data was stored and analyzed by Epi Info Program version 3.5.1. Among the results, it was possible to observe that 94,5% related to work in primary schools that have activities about oral health education. In relation to information about necessary cares, 85,4% related to have received it during some moment. According to them, the information was given mainly by dentist (64,3%), students of Araçatuba Dental School (16,4%) and family (5,7%). 95,7% answered they know the meaning of dental caries and among them, 12,2% related it to food remaining on teeth, 88,4% said to know it. Among these perceptual, 50,3% attributed to the same role to protection of dental structure. It is possible to conclude that although the school is an important place for information, but it is not fully used; the teachers have little knowledge about the necessary care for maintenance of oral health, and need more information for approaching with security these themes during classes.en
dc.description.affiliationUNESP FOA Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.affiliationUNESP FOA
dc.description.affiliationUnespUNESP FOA Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.affiliationUnespUNESP FOA
dc.format.extent301-314
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000100016
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 47, p. 301-314, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602013000100016
dc.identifier.fileS0104-40602013000100016.pdf
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.lattes6520441821284803
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.scieloS0104-40602013000100016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/15423
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.relation.ispartofEducar em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Infantilpt
dc.subjecteducação em saúdept
dc.subjectsaúde bucalpt
dc.subjectChild Day Care Centersen
dc.subjecthealth educationen
dc.subjectoral healthen
dc.titleAnálise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucalpt
dc.title.alternativeAnalysis of teacher knowledge of early Childhood Education on oral healthen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes2097655397356898[4]
unesp.author.lattes6520441821284803[1]
unesp.author.lattes4419158525709686[5]
unesp.author.orcid0000-0002-7017-8942[4]
unesp.author.orcid0000-0001-5069-8812[5]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.departmentOdontologia Infantil e Social - FOApt

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