Relatório final do estágio curricular obrigatório em prática veterinária, realizado junto ao programa vet estágio da Adimax indústria e comércio de alimentos ltda em Sorocaba – SP: Importância dos treinamentos e capacitações técnicos comerciais oferecidos pelo departamento de comunicação corporativa para a equipe de representantes de informação veterinária (RIV) da Adimax.
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Hoppe, Estevam Guilherme Lux 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Jaboticabal - FCAV - Medicina Veterinária
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O presente relatório de estágio tem por objetivo descrever, relatar e discutir as atividades desenvolvidas pela discente Yasmin Yasue Suzuki Bilbau, durante o período de estágio curricular obrigatório em prática veterinária, necessário para a conclusão do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Jaboticabal. O estágio curricular foi realizado em um único período junto com a Adimax Indústria e Comércio de Alimentos LTDA, uma empresa de alimentos para cães e gatos, realizado entre os dias de 12 de agosto de 2024 e de 30 de novembro de 2024. As atividades foram desenvolvidas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, perfazendo um total de 604 horas. A estagiária atuou em áreas fabris da empresa, no Instituto Adimax, acompanhando da equipe Star Max e no prédio de Comunicação Corporativa junto com a time de Treinamento e Capacitação Técnico Comercial. Em 2022, o Brasil ocupou o 3° lugar no faturamento mundial em produtos para animais de estimação, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China. O país movimentou mais de R$ 41 bilhões, representando um crescimento de 17,2% em comparação ao ano anterior, sendo que 80% desse valor foi representado pelo mercado de alimentos para animais de estimação (ABINPET, 2023). Esse avanço econômico acompanha o aumento da população de animais de estimação, que no mesmo ano atingiu a marca de 167,6 milhões, um crescimento médio de 3,6% em relação ao ano anterior (ABINPET, 2023). O objetivo do estágio curricular foi aperfeiçoar e acrescentar conhecimentos práticos e teóricos sobre Comunicação Corporativa e Nutrição Clínica de Cães e Gatos. Desde a parte de treinamentos e capacitações técnico-comerciais, aprendizado sobre doenças e como a nutrição auxilia de forma coadjuvante, até treinamentos para médicos veterinários, representantes técnicos comerciais e criadores de animais a respeito do portfólio de produtos da empresa e de suas vantagens. Desta forma, visou-se o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades da aluna nas áreas do estágio, contribuindo para seu crescimento profissional e pessoal.
Resumo (inglês)
The present internship report aims to describe, report, and discuss the activities developed by the student Yasmin Yasue Suzuki Bilbau during the mandatory curricular internship in veterinary practice, required for the completion of the Veterinary Medicine course at the Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Jaboticabal Campus. The curricular internship took place in a single period at Adimax Indústria e Comércio de Alimentos LTDA, a company specializing in pet food for dogs and cats, from August 12, 2024, to November 30, 2024. The activities were carried out from Monday to Friday, from 8:00 AM to 5:00 PM, totaling 604 hours. The intern worked in the company’s manufacturing areas, at the Adimax Institute, alongside the Star Max team, and at the Corporate Communications building with the Training and Technical Sales team.
In 2022, Brazil ranked 3rd in global revenue from pet products, trailing only the United States and China. The country generated over R$ 41 billion, representing a 17.2% growth compared to the previous year, with 80% of this amount coming from the pet food market (ABINPET, 2023). This economic growth reflects the increase in the pet population, which reached 167.6 million in the same year, a 3.6% growth compared to the previous year (ABINPET, 2023).
The objective of the curricular internship was to enhance and add practical and theoretical knowledge about Corporate Communications and Clinical Nutrition for Dogs and Cats. The experience included training and technical-commercial capacity building, learning about diseases and how nutrition plays a supportive role, as well as training for veterinarians, technical sales representatives, and animal breeders regarding the company's product portfolio and its advantages. Thus, the internship aimed at the development and improvement of the student’s skills in the relevant areas, contributing to her professional and personal growth.
Descrição
Palavras-chave
Nutrição animal, Comunicação, Pessoal Treinamento
Idioma
Português
Citação
BILBAU, Y. Y. S. Relatório final do estágio curricular obrigatório em prática veterinária, realizado junto ao programa vet estágio da Adimax indústria e comércio de alimentos ltda em Sorocaba – SP: Importância dos treinamentos e capacitações técnicos comerciais oferecidos pelo departamento de comunicação corporativa para a equipe de representantes de informação veterinária (RIV) da Adimax. 2025. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, 2025.