Publicação: INFÂNCIA E PATOLOGIZAÇÃO: CONTORNOS SOBRE A QUESTÃO DA NÃO APRENDIZAGEM
dc.contributor.author | Barbosa, Mariana De Barros [UNESP] | |
dc.contributor.author | Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:26:27Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:26:27Z | |
dc.date.issued | 2020-11-30 | |
dc.description.abstract | En este texto nos proponemos a reflexionar acerca de algunos aspectos relacionados a los procesos patologización/medicalización de la infancia, alienados a una perspectiva psicopedagogizante, cultural, social y médica creando algunos conexones de esta temática, con los conceptos de bipolítica, rostidad y de las prácticas de poder que actúan en la perspectiva de un efectivo control sobre la vida y la existencia humana. Se pone de relieve como la medicalización ha sido la principal forma de tratamiento de las supuestas patologías y como esta práctica tiende a individualizar los sujetos en un sentido negativo atribuyendo exclusivamente a estos problemas que tienen origen en diversos contextos políticos, históricos y sociales. | es |
dc.description.abstract | Neste texto nos propomos a refletir acerca de alguns aspectos relacionados aos processos patologização/medicalização da infância, alinhados a uma perspectiva psicopedagogizante, cultural, social e médica criando algumas conexões desta temática com os conceitos de bipolítica, rostidade e das práticas de poder que operam na perspectiva de um efetivo controle sobre a vida e a existência humana. Ressaltamos como a medicalização tem sido a principal forma de tratamento das supostas patologias e como esta prática tende a individualizar os sujeitos em um sentido negativo atribuindo exclusivamente a estes problemas que têm origem em diversos contextos políticos, históricos e sociais. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392020220707 | |
dc.identifier.citation | Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 24, p. -, 2020. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/2175-35392020220707 | |
dc.identifier.file | S1413-85572020000100346.pdf | |
dc.identifier.issn | 2175-3539 | |
dc.identifier.scielo | S1413-85572020000100346 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/211575 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | |
dc.relation.ispartof | Psicologia Escolar e Educacional | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | criança | pt |
dc.subject | aprendizagem | pt |
dc.subject | patologização | pt |
dc.title | INFÂNCIA E PATOLOGIZAÇÃO: CONTORNOS SOBRE A QUESTÃO DA NÃO APRENDIZAGEM | pt |
dc.title.alternative | Infancia y patologización: contornos sobre la cuestión de la no aprendizaje | es |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-3034-7593[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-8889-750X[2] |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1413-85572020000100346.pdf
- Tamanho:
- 316.05 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format