Logotipo do repositório
 

Publicação:
Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP

dc.contributor.advisorGuimarães, Célia Maria [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:59Z
dc.date.issued2010-09-30
dc.description.abstractO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa ‘Infância e Educação’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta uma pesquisa-intervenção desenvolvida no ano de 2009, em um Centro de Convivência Infantil da UNESP, com um grupo de crianças de três a quatro anos de idade e teve como objetivos investigar se os contos de fadas contribuem para o uso dos elementos da narrativa pelas crianças de três a quatro anos de idade, e se o trabalho intencional com tais instrumentos favorece a construção das narrativas infantis. Essa pesquisa originou-se da inquietação perante a tendência de os contos de Fadas que, por não serem vistos como prática que pode auxiliar no processo de construção de narrativas infantis, não serem trabalhados intencionalmente, não serem privilegiados tempo e espaço para a narrativa oral das crianças. Para realização da pesquisa foram necessários dois momentos: o primeiro chamado de “Fase da observação”, realizado com a premissa de conhecer o grupo analisado e assim ser aceito por ele, visando...pt
dc.description.abstractThis research, related to the “Childhood and Education” investigation group, was developed in the Post-Graduation Program in Education of Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP. It describes an interventional-research which was performed in 2009 and involved a group of three/four-year-old children enrolled in the university Day Care. The investigation aimed to reinforce, among other important proposals, the role of children education pedagogical job in enhancing children’s oral narrative. Its starting point was the perception that fairy tales are neither intentionally used nor conceived as a tool in order to help children in their narrative construction process. Two steps were needed to develop the research: the first one, the observation stage, had the purpose of making the researcher familiar to the group as well as being accepted by them so the interactive moments could be observed as a support to the intervention itself. This second stage included seven meetings that always started with story telling, preceded by some explanation about the authors, and followed by the conversation time: a discussion concerning the tale by... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent140 f. : il.
dc.identifier.aleph000628059
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marinês Eugênia Alfredo. Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
dc.identifier.filerodrigues_mea_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes5013993328814888
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92310
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectContos de fadaspt
dc.subjectCrechespt
dc.subjectFairy talesen
dc.subjectStory tellingen
dc.subjectChildren narrativeen
dc.subjectChildren educationen
dc.subjectCrècheen
dc.titleQuem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SPpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5013993328814888[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodrigues_mea_me_prud.pdf
Tamanho:
8.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format