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Design e cidade: a marca São Luís e seus atributos nos produtos e serviços

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Orientador

Moura, Monica Cristina de
Heniques, Fernanda

Coorientador

Pós-graduação

Design - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O design está presente em uma cidade em vários aspectos, ambientes externos e internos, produtos e serviços, mas também pode (e deve) constituir a marca da cidade em sua abrangência e pluralidade. Os lugares são espaços com significados atribuídos pelas pessoas e só existem em função delas, em razão disso, os lugares devem trabalhar sua marca de forma criativa para atrair a atenção das pessoas: moradores, visitantes ou investidores. Para tanto, é necessário compreender seus diferenciais, definir e fortalecer sua imagem. Esta pesquisa objetiva entender quais elementos definem uma cidade como marca e identificar atributos que possam ser usados no desenvolvimento de marcas públicas ou privadas, a ela associadas. Como objeto de estudo escolhemos a cidade de São Luís. A partir do entendimento da importância de uma marca na representação de um lugar, elaboramos as hipóteses da pesquisa: entender se uma cidade como marca é capaz de gerar atributos de identidade sólidos, que possam ser utilizados como um elemento diferenciador de produtos e serviços a ela relacionados; e se a adoção desses atributos por parte das marcas de produtos e serviços faz com que as pessoas os vejam com maior interesse, gerando preferência em relação aos concorrentes, e aumentando suas chances de sucesso. Como referencial teórico, adotamos uma perspectiva interdisciplinar na construção de uma visão das relações existentes entre as marcas e os lugares aos quais elas estão ligadas, a partir do estudo de autores que contemplam a teoria do Design e de outras áreas de conhecimento, especialmente as relacionadas às marcas e suas características, do place branding e das marcas lugar e do estudo dos territórios e suas identidades. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa qualitativa, combinada com a quantitativa, para consolidar as informações e ampliar a visão sobre os atributos da Marca São Luís. Em adição, recorremos à metodologia de Alina Wheeler (2012), que estuda a influência das marcas sobre as pessoas e busca compreender desde a estratégia da marca e suas aplicações até sua gestão. Os resultados apontaram que a marca São Luís tem características peculiares, oriundas de elementos materiais e de percepções simbólicas originadas de sua cultura e sua história. E que é possível uma marca comercial se valer dos atributos ludovicenses apontados nesta pesquisa, adaptando-os e trazendo para seu universo estratégico, para agregar valor e destacar-se das demais.

Resumo (inglês)

Design is present in a city in various aspects, external and internal environments, products and services, but it can also (and should) constitute the city's brand in its scope and plurality. Places are spaces with meanings attributed by people and only exist because of them, as a result, places must work their brand creatively to attract people's attention: residents, visitors or investors. Therefore, it is necessary to understand its differentials, define and strengthen its image. This research aims to understand which elements define a city as a brand and identify attributes that can be used in the development of public or private brands associated with it. As an object of study we chose the city of São Luís. From the understanding of the importance of a brand in the representation of a place, we elaborated the hypotheses of the research: to understand if a city as a brand is capable of generating solid identity attributes, which can be used as a differentiating element of products and services to it related; and whether the adoption of these attributes by product and service brands makes people see them with greater interest, generating preference over competitors, and increasing their chances of success. As a theoretical reference, we adopted an interdisciplinary perspective in building a vision of the existing relationships between brands and the places to which they are connected, based on the study of authors who contemplate Design theory and other areas of knowledge, especially those related to brands and their characteristics, place branding and place brands and the study of territories and their identities. The methodological procedure adopted was qualitative research, combined with quantitative research, to consolidate information and broaden the view on the attributes of the São Luís Brand. In addition, we resorted to the methodology of Alina Wheeler (2012), who studies the influence of brands on people and seeks to understand from the brand strategy and its applications to its management. The results showed that the São Luís brand has peculiar characteristics, arising from material elements and symbolic perceptions originating from its culture and history. And that it is possible for a commercial brand to take advantage of the Ludovicense attributes pointed out in this research, adapting them and bringing them to its strategic universe, to add value and stand out from the others.

Descrição

Palavras-chave

Design e Cidade, Território, Marca, Place branding, Design contemporâneo, Design and City, Territory, Brand, Place Branding, Contemporary Design

Idioma

Português

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Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
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