Explorando a pedagogia por projetos no ensino de inglês para crianças na educação infantil
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Micotti, Maria Cecília de Oliveira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Atualmente, observa-se a inserção do ensino bilíngue, especificamente do inglês, na educação infantil em escolas públicas e particulares. Isto se explica pela globalização e o surgimento de novas tecnologias que facilitam, desde cedo, o acesso das crianças aos conteúdos de ensino de outras línguas e culturas. Juntamente a isto, observa-se a ocorrência de casos de adoção da pedagogia por projetos como uma abordagem educacional eficaz e produtiva no ensino e aprendizagem. Emerge assim, o interesse de investigar, por meio de pesquisa bibliográfica, a aplicação desta metodologia específica no contexto do ensino de inglês na educação infantil. Para isto, o presente trabalho analisou documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as contribuições teóricas de autores renomados, como Leffa (1999), Jolibert (2006), Piaget e Inhelder (2002), entre outros. Além disso, foi considerada também pesquisas contemporâneas, como as de Sacilotto e Micotti (2018).
Resumo (inglês)
Currently, there is a noticeable inclusion of bilingual education—specifically English—in early childhood education within both public and private schools. This trend can be explained by globalization and the mergence of new technologies, which facilitate children's early access to content related to other languages and cultures. Alongside this, there has been a growing adoption of project-based pedagogy as an effective and productive educational approach in the teaching and learning process. In this context, interest has emerged in investigating, through bibliographic research, the application of this specific methodology within English language instruction in early childhood education. To this end, the present study analyzed official documents, such as the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), and the theoretical contributions of renowned authors, including Leffa (1999), Jolibert (2006), Piaget and Inhelder (2002), among others. In addition, contemporary research, such as that of Sacilotto and Micotti (2018), was also taken into account.
Descrição
Palavras-chave
Educação Infantil, Aquisição da segunda linguagem, Língua inglesa - Estudo e ensino, Pedagogia por projetos, Falantes estrangeiros, Early childhood education, Second language acquisition, English language - Study and teaching, Project-based pedagogy, Foreign speakers
Idioma
Português

