Logotipo do repositório
 

Publicação:
Relação Pensamento-Linguagem e as Distorções Conceituais no Ensino de Biologia

dc.contributor.authorCeschim, Beatriz [UNESP]
dc.contributor.authorGaniko-dutra, Matheus [UNESP]
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria De Andrade [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:22Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:22Z
dc.date.issued2020-11-20
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the misunderstandings produced by the relationship between thought and language in Biology Education, with the identification of variabilities that may interfere with didactic articulation. We have surveyed data from research both in progress and published over the last decade by the Epistemology of Biology Research Group of São Paulo State University (UNESP). This has allowed for the systematization of a set of identified variables, which can pose difficulty to the articulation of didactic, epistemological, cognitive and linguistic processes in the initial training/education of teachers of biological sciences and that may lead to the incomprehension of Biology as a science or its inter-relations. The results suggest that polysemy and figures of speech stimulate human thought to distort concepts that are contrary to Biological Epistemology.en
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi investigar as distorções conceituais decorrentes da relação pensamento-linguagem que ocorrem no Ensino de Biologia, identificando as variáveis que possam interferir na articulação didática. Realizou-se um levantamento, por meio de trabalhos, a partir das pesquisas em andamento e publicadas pelo Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) ao longo da última década, que permitiu sistematizar um conjunto de variáveis identificadas, dificultadoras da articulação didática, epistemológica, linguística e cognitiva na Formação Inicial de Professores em Ciências Biológicas e que resultam na não compreensão da Biologia como ciência e suas inter-relações. Os resultados sugeriram que a polissemia e as figuras de linguagem estimulam o pensamento humano a promover distorções conceituais que se opõem à Epistemologia da Biologia.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200068
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320200068
dc.identifier.fileS1516-73132020000100265.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132020000100265
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213000
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectBiology teachingen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectCognitive processesen
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.subjectFormação inicial do professorpt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectProcesso cognitivopt
dc.titleRelação Pensamento-Linguagem e as Distorções Conceituais no Ensino de Biologiapt
dc.title.alternativeThe Relation between Thought and Language, and Misunderstandings in the Teaching of Biologyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-3822-7553[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8292-9109[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1502-2483[3]
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132020000100265.pdf
Tamanho:
328.14 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format