Publicação: Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
dc.contributor.author | Razera, Júlio Cesar Castilho | |
dc.contributor.author | Nardi, Roberto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:56:41Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T12:56:41Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Nas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 1-12 | |
dc.identifier | http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf | |
dc.identifier.citation | Revista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010. | |
dc.identifier.file | ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf | |
dc.identifier.issn | 1681-5653 | |
dc.identifier.lattes | 4449947783474945 | |
dc.identifier.lattes | 9193283186753430 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134428 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Iberoamericana de Educación | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Desenvolvimento moral | pt |
dc.subject | Ética discursiva | pt |
dc.subject | Conhecimento científico | pt |
dc.subject | Assuntos controvertidos | pt |
dc.title | Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4449947783474945 | |
unesp.author.lattes | 9193283186753430 | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-5018-3621[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Educação - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf
- Tamanho:
- 66.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format