Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas

dc.contributor.authorRazera, Júlio Cesar Castilho
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:41Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:41Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent1-12
dc.identifierhttp://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf
dc.identifier.citationRevista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010.
dc.identifier.fileISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf
dc.identifier.issn1681-5653
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes9193283186753430
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134428
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Educación
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectÉtica discursivapt
dc.subjectConhecimento científicopt
dc.subjectAssuntos controvertidospt
dc.titleEnsino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuaspt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes9193283186753430
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf
Tamanho:
66.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format