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Publicação:
Educação de bebês: análise dos espaços e dos contextos para a prática pedagógica no Sistema Municipal de Ensino de Bauru

dc.contributor.advisorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Merian Regina de
dc.date.accessioned2024-04-09T18:07:26Z
dc.date.available2024-04-09T18:07:26Z
dc.date.issued2024-03-24
dc.description.abstractO Município de Bauru possui atualmente em torno de 900 bebês matriculados em suas unidades escolares (considera-se bebês crianças com idade entre 4 meses e 1 ano e 6 meses). A prática pedagógica que envolve o cuidar e educar é oferecida por profissionais de apoio – os auxiliares de creche –, sendo a Educação Infantil (EI) a primeira etapa da educação básica, o que demanda atenção maior à qualidade dos cuidados e da prática pedagógica destinada aos bebês nos contextos coletivos. A questão central desta pesquisa se resume na seguinte pergunta: “Quais são os cuidados e as dificuldades que os auxiliares de creches têm na organização dos espaços e no oferecimento dos objetos disponibilizados no berçário?”. A pesquisa integra o Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e tem como objetivo identificar, registrar e analisar a relação/interferência dos cuidados e das práticas pedagógicas com os objetos e espaços disponibilizados a fim de apoiar o desenvolvimento e a segurança dos bebês, considerando-se que as práticas educativas voltadas para estes estão focadas nas brincadeiras e nas relações sociais. A metodologia utilizada foi de base quali-quantitativa, um estudo de caso; e os dados foram coletados através de três instrumentos: observação participante realizada pela pesquisadora junto aos bebês; questionários (74) e duas entrevistas estruturadas realizadas com os auxiliares de creche. Ao término da pesquisa, pode-se afirmar que os estudos e as aproximações com a fundamentação teórica na abordagem Pikler, que trata sobre os cuidados com bebês, brinquedos e espaços, possibilitando experiências e impressões nas ações de brincar e de interagir ao seu redor, promovem o desenvolvimento e qualificam as práticas educacionais dos profissionais de apoio que atuam na Educação Infantil, em especial nos berçários, sendo o produto resultante da pesquisa um livro digital sob o título “O espaço, os objetos e as pessoas, um olhar atento e cuidadoso aos bebês”.pt
dc.description.abstractThe municipality of Bauru currently has around 900 babies enrolled in its educational units (babies are considered children between 4 months and 1 year and 6 months old). The pedagogical practice involving care and education is provided by support professionals - nursery assistants -, with Early Childhood Education (ECE) being the first stage of basic education, which demands greater attention to the quality of care and pedagogical practice aimed at babies in collective contexts. The central question of this research can be summarized in the following question: "What are the cares and difficulties that nursery assistants have in organizing spaces and offering objects available in the nursery?". The research is part of the Postgraduate Program in Teaching for Basic Education at the Júlio de Mesquita Filho State University of São Paulo and aims to identify, record, and analyze the relationship/interference of care and pedagogical practices with objects and spaces available in order to support the development and safety of babies, considering that educational practices aimed at them are focused on play and social relationships. The methodology used was qualitative-quantitative, a case study; and the data were collected through three instruments: participant observation carried out by the researcher with babies; questionnaires (74) and two structured interviews conducted with nursery assistants. At the end of the research, it can be affirmed that studies and approaches with theoretical foundation in the Pikler approach, which deals with baby care, toys, and spaces, enabling experiences and impressions in playing and interacting around them, promote development and qualify the educational practices of support professionals working in Early Childhood Education, especially in nurseries, with the resulting product of the research being a digital book entitled "Space, Objects, and People, a careful and attentive look at babies".en
dc.identifier.citationSOUZA, Merian Regina de. Educação de bebês: análise dos espaços e dos contextos para a prática pedagógica no Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Orientadora: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi. 2024. 239 f. Dissertação (Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/255056
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBebêspt
dc.subjectFormação de educadorespt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectBabiesen
dc.subjectEducator trainingen
dc.subjectToysen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.titleEducação de bebês: análise dos espaços e dos contextos para a prática pedagógica no Sistema Municipal de Ensino de Bauru
dc.title.alternativeBaby education: analysis of spaces and contexts for pedagogial practice in the Municipal Education System of Bauruen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FC 33004056091P0
unesp.knowledgeAreaEnsino
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologias

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