Logotipo do repositório
 

Publicação:
O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná

dc.contributor.authorVandresen, Daniel Salésio
dc.contributor.authorGelamo, Rodrigo Pelloso
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Paraná
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:55Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:55Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAbstract This paper aims to discuss the place of philosophy teaching in the technical secondary school of Instituto Federal do Paraná (IFPR). From Foucault’s theoretical perspective, this study aims to contribute to the discussion of philosophy teaching by promoting two problematizations: first, as a critical attitude of the subjectivity required in technology education, confronting the construction of a subjectivity subjected to the human capital model with an autonomous subjectivity that is self-constructed; second, to identify the philosophical thought as an authentic téhkne, which suggests another experience with the technique, breaking the objectivity of the modern technique. Rescuing the concepts of the Greek téhkne and modern aufklärung, it argues that one of the roles of philosophy in technical education is to allow the unique experience of self-care. Thus, we think the place of philosophy teaching as an experience space: where we must question the technique (as Heidegger calls) and take care of ourselves (as pointed out by Foucault).en
dc.description.abstractResumo O objetivo deste artigo é refletir sobre o lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A partir da perspectiva teórica foucaultiana, este estudo pretende contribuir para o debate sobre o ensino de filosofia promovendo duas problematizações: primeiro, como uma atitude crítica da subjetividade exigida na educação tecnológica, confrontando a construção de uma subjetividade assujeitada ao modelo do capital humano com uma subjetividade que se constitui a si mesmo; segundo, identificar o pensar filosófico como uma téchne autêntica, o que permite pensar outra experiência com a técnica, rompendo com a objetividade da técnica moderna. Resgatando os conceitos da téchne grega e da Aufklärung moderna, busca-se apresentar que um dos papéis importantes da filosofia no ensino técnico seja o de possibilitar a experiência singular do cuidado de si. Desse modo, pensamos o lugar do ensino de filosofia como um espaço de experiência: onde devemos questionar a técnica (como convida Heidegger) e cuidar de nós mesmos (como aponta Foucault).pt
dc.description.affiliationInstituto Federal do Paraná
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201703158494
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 44, p. -, 2018.
dc.identifier.doi10.1590/s1517-9702201703158494
dc.identifier.fileS1517-97022018000100406.pdf
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.lattes7133231255687685
dc.identifier.orcid0000-0003-1532-3243
dc.identifier.scieloS1517-97022018000100406
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157784
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,163
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPhilosophy teachingen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectTechnologies of the selfen
dc.subjectSelf-careen
dc.subjectEnsino de filosofiapt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectTecnologias do sipt
dc.subjectCuidado de sipt
dc.titleO lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paranápt
dc.title.alternativeThe place of philosophy teaching in the technical education of Instituto Federal do Paranáen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7133231255687685[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1532-3243[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1517-97022018000100406.pdf
Tamanho:
229.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções