Logotipo do repositório
 

Publicação:
Autonomia e reflexão nas práticas telecolaborativas em teletandem

dc.contributor.authorGarcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:15Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:15Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNew technologies have been playing an important role in providing access to foreign languages and cultures and to authentic communication. Telecollaborative practice can enrich foreign languages teaching and learning and the teachers’ formation processes. This paper focuses on the possibilities that emerge in teletandem for learners to practice autonomy and reflection. Teletandem is a distance tandem modality performed by audio and video conferences with tools such as Windows Live Messenger, Skype or ooVoo. This modality is presented by Teletandem Brasil Project: foreign languages for all. Based on a qualitative ethnographic study with Brazilian and foreign students, the results have shown that teletandem provides and encourages reflexive and autonomous attitudes.en
dc.description.abstractAs novas tecnologias têm um papel fundamental no que diz respeito ao acesso às línguas e culturas estrangeiras e à comunicação autêntica. As práticas telecolaborativas podem enriquecer o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e a formação dos professores. Este artigo aborda os espaços que emergem no teletandem para que os aprendizes exercitem a autonomia e a reflexão. O teletandem é uma modalidade de tandem a distância por meio de conferências em áudio e vídeo utilizando o Windows Live Messenger, Skype ou ooVoo. Esta modalidade é apresentada pelo Projeto Teletandem Brasil: lín - guas estrangeiras para todos. A partir de um estudo qualitativo de cunho etnográfico realizado com estudantes brasileiros e estrangeiros, os resultados revelaram que o teletandem favorece e fomenta atitudes autônomas e reflexivas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Vila Tênis Clube, CEP 19806-900, SP, Brasil
dc.format.extent29-47
dc.identifierhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/view/26196/19480
dc.identifier.citationRevista Letras, v. 85, p. 29-47, 2012.
dc.identifier.fileISSN0100-0888-2012-85-29-47.pdf
dc.identifier.issn0100-0888
dc.identifier.lattes2256126955144413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125032
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Letras
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjecttelecollaborationen
dc.subjectforeign languages teaching/learning processen
dc.subjectautonomyen
dc.subjecttelecolaboraçãopt
dc.subjectprocesso de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiraspt
dc.subjectautonomiapt
dc.titleAutonomia e reflexão nas práticas telecolaborativas em teletandempt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2256126955144413
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentLetras Modernas - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0100-0888-2012-85-29-47.pdf
Tamanho:
417.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format