Publicação: Diagnóstico da liderança em uma empresa automobilística
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Salgado, Andreia Maria Pedro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Produção Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico afim de mapear o perfil atual do estilo
de Liderança nos líderes formais e potenciais de uma empresa do segmento automotivo,
dentro do Consórcio Modular no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, baseado nas
Teoria de Tomada de Decisão de Vroom e Yetton (1973), e no modelo de Liderança
Situacional de Hersey e Blanchard. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, aplicada
e um estudo de campo. Utilizando como instrumento de coleta de dados o Indicador de
Julgamento de Liderança, LJI, o qual identificará o perfil de tomada de decisão dos líderes
avaliados. Como resultados e conclusões percebeu-se que o tema possui relevância, mesmo
havendo publicações consideráveis a respeito destas teorias nos últimos anos, há uma escassez
em enorme quando se trata do setor automobilístico. Após a analise dos resultados dos
questionários aplicados, foi possível mapear o perfil de liderança da empresa alvo,
principalmente consensual e Consultivo, e pouca inclinação para o estilo Diretivo e
Delegativo
Resumo (inglês)
The research aims to make a dignosis in order to map the current leadership profile of an
automotive industry in the Paraiba Valley, in the state of Rio de Janeiro, based on the Theory
of Decision Making by Vroom and Yetton (1973), and in the Hersey and Blanchard Model of
Situational Leadership. This is a qualitative, descriptive, applied research and a field study.
Using as an instrument of data collection the Indicator of Judgment of Leadership, LJI, which
will identify the decision-making profile of the leaders evaluated.. As results and conclusions
it was noticed that the topic has relevance, even though there have been considerable
publications on these theories in recent years, there is a huge shortage when it comes to the
automotive sector. After analyzing the results of the questionnaires applied, it was possible to
map the leadership profile of the target company, that is Consultive and Consensual, and has
little inclination for the Directional and Delegative style
Descrição
Palavras-chave
Liderança, Situacional, Automotivo, Leadership, Situational, Automotive, Processo decisório, Comportamento organizacional, Indústria automobilística
Idioma
Português