Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Principais agentes envolvidos na diarreia de potros com até um ano de vida

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Oliveira Filho, José Paes de

Coorientador

Pós-graduação

Programa de Residência em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de residência

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

A diarreia é uma das principais causas de mortalidade e de prejuízos financeiros em potros, sendo as infecciosas por agentes bacterianos, virais e parasitários as mais comuns. Neste estudo, analisou-se 33 casos de diarreia em potros, com até um ano de vida, atendidos na Clínica de Grandes Animais da FMVZ/UNESP Botucatu, com o objetivo de verificar os principais agentes etiológicos envolvidos. Ao todo foram realizados 30 cultivos microbiológicos, sendo a Escherichia coli (74%, 25/30), a Salmonella spp. (41%,14/30) e Proteus mirabilis (15%, 5/30) os agentes mais isolados. Foram observados casos de monoinfecção em 24% (8/30), sendo a E. coli e Salmonella spp. detectadas isoladamente em 62% (4/7) e 38% (3/7) dos casos, respectivamente. A qPCR foi realizada em oitos casos (24%, 8/33), onde os agentes Clostridium difficile (38%; 5/8 casos), Clostridium difficile toxina B (25%, 2/8 casos) e Clostridium perfringens, Rotavírus e Giardia spp. (12%, 1/8 casos) foram detectados. Dois casos (25%, 2/8 casos) apresentaram resultado negativo no teste de qPCR. O exame coproparasitológico foi realizado em 12 casos, dos quais 9 apresentaram resultados positivos, sendo Strongyloides westeri (11%; 1/9 casos) identificado em um dos casos. O tempo médio de internamento foi de 12 dias (variando de 1 a 57 dias) e a taxa de mortalidade foi de 38% (13/33 casos). O cultivo microbiológico e a técnica de qPCR são muito utilizadas na rotina para diagnóstico etiológico da diarreia neonatal, e embora a qPCR possa apresentar maior especificidade e sensibilidade comparada ao cultivo microbiológico, neste estudo limitou-se a avaliação de um painel com os principais agentes etiológicos bacterianos, virais e protozoários. Os dados sobre a prevalência, mortalidade e os principais agentes etiológicos envolvidos na diarreia de potros são de extrema importância para se estabelecer uma adequada abordagem clínica e cuidados com o manejo desses animais, a fim de aumentar a eficiência no atendimento e minimizar as perdas econômicas.

Descrição

Palavras-chave

Clostridium difficile, Escherichia coli, Salmonella spp., Neonatologia equina

Idioma

Português

Citação

SOUZA, Larissa Queiroz de. Principais agentes envolvidos na diarreia de potros com até um ano de vida. Orientador: José Paes de Oliveira Filho. 2025. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Medicina Veterinária) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
FMVZ
Campus: Botucatu


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Item type:Programa de pós-graduação,