Publicação: Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas)
dc.contributor.advisor | Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Dias, Gabriela Fernanda [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:13:42Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:13:42Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O interesse por esta temática de trabalho surgiu a partir de um estudo realizado em minha iniciação científica, que tem por título “Ação, Câmera, Luz: Entre imagens e olhares – experiência de infâncias e montagens” desenvolvido no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, localizado na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. Como o próprio título sugere, ela tem por principal objetivo inverter a lógica da conhecida frase: “Luz, Câmera, Ação”. Este trabalho, ao inverter a ordem dos fatores, busca ver se ao deixarmos a ação das crianças livre, o que se produziria seria algo mais verdadeiro, mais significativo, de fato. O que a ausência de intencionalidade geraria aos produtores de imagens. A partir de então, comecei a imaginar outro tipo de produção de imagens, não mais com câmeras fotográficas e filmadoras, mas de próprio punho. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar as crianças, e suas realidades através do que elas mesmas nos dizem e nos mostram em seu dia a dia por meio de seus desenhos. Os desenhos utilizados foram retirados de uma instituição de ensino não formal da cidade de Rio Claro, e entendidos como documentos. A pesquisa traz também um aporte teórico com as concepções sobre desenho infantil de alguns teóricos, como Lowenfel, Greig, La Pastina, Vigotski entre outros | pt |
dc.format.extent | 32 f. | |
dc.identifier.aleph | 000716180 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Gabriela Fernanda. Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas). 2012. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | |
dc.identifier.file | dias_gf_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 6992448529240189 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-8889-750X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118875 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação pre-escolar | pt |
dc.subject | Desenho infantil | pt |
dc.subject | Criatividade nas crianças | pt |
dc.subject | Artes e crianças | pt |
dc.subject | Infância | pt |
dc.subject | Imaginação | pt |
dc.title | Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas) | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6992448529240189 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0001-8889-750X | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- dias_gf_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 697.71 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format