Publicação: Aspectos do funcionamento do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da Unesp de São José do Rio Preto
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Data
2003
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Resumo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Introdução: O PAS, criado em 1997, por iniciativa do Conselho de Comunidade Solidária, em parceria com os governos federal e municipal, empresas e universidades, com o fim de reduzir os altos índices de analfabetismo no Brasil e promover a inclusão escolar e social, conta, atualmente, com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios. O câmpus de S. J. do Rio Preto deu início ao PAS em fevereiro de 2000, com a capacitação de alfabetizadores de Davinópolis, MA, e, em agosto de 2001, com os de Colinas do Sul, GO. Objetivo: um aprofundamento teórico-metodológico, norteador de atividades de formação docente, métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo Programa, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação. Resultados: os dados obtidos mostram uma redução de 25% de analfabetos (670 pessoas) nos municípios, e os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS tem proporcionado os instrumentos básicos para que os educandos prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português