Publicação: Aspectos do funcionamento do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da Unesp de São José do Rio Preto
dc.contributor.author | Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Aira Casagrande de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Frasseto, Antonio César [UNESP] | |
dc.contributor.author | Barros, Carolina Fabiana Della Corte [UNESP] | |
dc.contributor.author | Trabuco, Elizeu [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nascimento, Patricia da Cruz [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:41Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:41Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O PAS, criado em 1997, por iniciativa do Conselho de Comunidade Solidária, em parceria com os governos federal e municipal, empresas e universidades, com o fim de reduzir os altos índices de analfabetismo no Brasil e promover a inclusão escolar e social, conta, atualmente, com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios. O câmpus de S. J. do Rio Preto deu início ao PAS em fevereiro de 2000, com a capacitação de alfabetizadores de Davinópolis, MA, e, em agosto de 2001, com os de Colinas do Sul, GO. Objetivo: um aprofundamento teórico-metodológico, norteador de atividades de formação docente, métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo Programa, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação. Resultados: os dados obtidos mostram uma redução de 25% de analfabetos (670 pessoas) nos municípios, e os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS tem proporcionado os instrumentos básicos para que os educandos prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ22.htm | |
dc.identifier.lattes | 4426283071462362 | |
dc.identifier.lattes | 6947341745767693 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148327 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Aspectos do funcionamento do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da Unesp de São José do Rio Preto | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4426283071462362[3] | |
unesp.author.lattes | 6947341745767693 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Educação - IBILCE | pt |