Publicação: Estágio curricular do curso de licenciatura de Matemática da UNESP de São José do Rio Preto: proposta e primeiros resultados
dc.contributor.author | Marcatto, Flávia Sueli Fabiani | |
dc.contributor.author | Silva, Aparecida Francisco da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lamas, Rita de Cássia Pavani [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:52Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:52Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com o Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática, nos períodos diurno e noturno, da UNESP – São José do Rio Preto - SP. Apresentaremos a proposta de atividades baseada na Portaria do Diretor nº 005, de 10 de abril de 2008 e alguns resultados que obtivemos no ano de 2010, como membros da Comissão de Estágio (CE). A mudança do estágio supervisionado na instituição efetivou-se a partir de 2008, com a primeira turma da reestruturação do curso de licenciatura em matemática de acordo com a Resolução UNESP Nº 28, de 31 de março de 2006, que foi elaborada para atender os atuais dispositivos legais. O estágio é de 405 horas divididos em Estágio Supervisionado I, no 3º ano do curso, com carga horária de 240 horas, direcionadas a observação do trabalho docente nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao desenvolvimento de atividades que permitam a elaboração de proposta de um Projeto de Estágio a ser realizado em escola conveniada, junto à disciplina de Estágio Supervisionado II, no 4º ano, com carga horária de 165 horas. Este projeto é desenvolvido nas escolas, sob a orientação de um docente do curso de matemática, tutela de um professor da escola e a supervisão de uma Comissão de Estágio, em consonância com o Projeto Pedagógico (PP) do curso. O envolvimento dos alunos com seus respectivos projetos, o apoio das escolas conveniadas e as ações implementadas pela CE foram essenciais para o desenvolvimento efetivo do estágio. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Departamento de Matemática e Computação (DMC), Instituto de Ciências Exatas (ICE) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE) | |
dc.format.extent | 2184-2192 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2184-2192 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-2184-2192.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 6715750582526555 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-5264-5092 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139830 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Estágio curricular do curso de licenciatura de Matemática da UNESP de São José do Rio Preto: proposta e primeiros resultados | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 6715750582526555[3] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-5264-5092[3] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Matemática - IBILCE | pt |
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