Logotipo do repositório
 

Publicação:
Informative intervention programs to reading comprehension: Development and implementation

dc.contributor.authorCunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:37:50Z
dc.date.available2021-07-14T10:37:50Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe objective of this study was to develop two intervention programs to promote reading comprehension, one for narrative texts and one for expository texts, to be used by 3rd-5th grade elementary school teachers in the classroom. The applicability of the programs was verified. A total of 143 elementary school students in 3rd, 4th, and 5th grades participated in this study. The students were evaluated before and after the administration of the intervention programs. There were significant differences in the answers of inferential questions about the macrostructure of the narrative texts in the three groups of students evaluated. A significant difference was also observed in the expository texts for the group of 5th graders, indicating superior performance of the students submitted to the programs. The strategies of the informative programs were more effective in improving students’ reading performance on the narrative texts than on the expository texts. Therefore, the strategies used should be reviewed in future studies.en
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo elaborar dois programas de intervenção para a compreensão de leitura, sendo um para textos narrativos e outro para textos expositivos, para aplicação em sala de aula pelos professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A investigação buscou também verificar a aplicabilidade dos programas junto aos alunos. Participaram da pesquisa 143 escolares de três turmas do Ensino Fundamental I (3o, 4o e 5o anos). Os escolares foram avaliados pré e pós-aplicação dos programas. Houve diferenças significantes nas respostas das perguntas inferenciais de macroestrutura sobre os textos narrativos nos três grupos estudados e, para o grupo do 5º ano, nos textos expositivos, com desempenho superior dos escolares submetidos aos programas. As estratégias dos programas informativos se mostraram mais eficazes quando utilizadas para a leitura dos textos narrativos em comparação à leitura de textos expositivos, o que aponta a necessidade de revisão das estratégias utilizadas, em estudos futuros.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Fonoaudiologia
dc.format.extent411-422
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752017000300009
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 34, n. 03, p. 411-422, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1982-02752017000300009
dc.identifier.fileS0103-166X2017000300411.pdf
dc.identifier.issn1982-0275
dc.identifier.scieloS0103-166X2017000300411
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212306
dc.language.isoeng
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectComprehensionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectReading skillsen
dc.subjectCompreensãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectHabilidades para leiturapt
dc.titleInformative intervention programs to reading comprehension: Development and implementationen
dc.title.alternativeProgramas de intervenção informativos para a compreensão de leitura: elaboração e aplicaçãopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-166X2017000300411.pdf
Tamanho:
189.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format