Logotipo do repositório
 

Publicação:
O desafio de ensinar matemática nos primeiros anos escolares com novas tecnologias e a formação do professor alfabetizador

dc.contributor.authorLopes, Rosemara Perpetua [UNESP]
dc.contributor.authorFeitosa, Eloi da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:52Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:52Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNeste trabalho, priorizamos o professor que alfabetiza em Matemática, ou seja, aquele que ensina este conteúdo aos alunos dos primeiros anos escolares. Nele, relatamos parte da experiência adquirida em escolas públicas com esses professores, durante o desenvolvimento de projetos voltados a facilitar o uso pedagógico de tecnologias, tendo em vista, principalmente, a dificuldade de o aluno aprender e de o professor alfabetizador ensinar os conteúdos dessa área do conhecimento. Ao fazê-lo, temos por objetivo chamar a atenção para um quadro em que, de um lado, está um professor bem intencionado, mas carente de conhecimentos para propiciar aprendizagem matemática aos seus alunos, de outro, alunos que abandonam a Matemática precocemente por falta de interesse e/ou pelas dificuldades em compreendê-la. Em seu desenvolvimento, o relato comporta a narrativa de seis episódios ocorridos em instituições de ensino de São José do Rio Preto e região, no decorrer de quatro anos, com foco na prática do professor alfabetizador e seus conhecimentos para ensinar Matemática, integrando a esse processo tecnologias. Em alguns pontos, as situações relatadas são interpretadas com o respaldo da literatura educacional. A fundamentação teórica para esse fim inclui estudos sobre abordagens de ensino de Matemática e de uso das tecnologias, conhecimento didático-matemático, base de conhecimentos para a docência, entre outros. O relato coloca em evidência uma possível condição de falta do professor alfabetizador, que inibe o desenvolvimento de um olhar crítico-analítico, gera reflexos sobre a aprendizagem do aluno e pode afetar, inclusive, a profissionalidade docente.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
dc.format.extent6599-6610
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6599-6610
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6599-6610.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes0024678785300440
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141647
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino e aprendizagem matemáticapt
dc.subjectFormação do professor alfabetizadorpt
dc.subjectNovas tecnologiaspt
dc.titleO desafio de ensinar matemática nos primeiros anos escolares com novas tecnologias e a formação do professor alfabetizadorpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0024678785300440
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentFísica - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-6599-6610.pdf
Tamanho:
526.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format