Publicação: Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis
dc.contributor.advisor | Ginciene, Guy [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Parente, Thomás Augusto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Beraldo, Letícia Sperandio [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:42Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:42Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | O tênis, modalidade esportiva bastante conhecida nos dias de hoje, começou a ser praticado em 1874, na Inglaterra. Em 1888, a prática chegou ao Brasil, principalmente como forma de lazer e, com o passar do tempo foi se concretizando devido às conquistas mundialmente conhecidas de Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten. Apesar do destaque alcançado por esses atletas, a modalidade no Brasil não está entre as mais praticadas, gerando diversas dúvidas dos motivos que levam ao desinteresse dos brasileiros, entre eles a barreira de ser um esporte de elite e os métodos aplicados ao ensino. Diante disso, objetivo deste estudo foi de conhecer o que a produção científica tem produzido sobre o ensino do tênis. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa documental sobre a temática. O estudo se dividiu em duas etapas, as quais: (1) busca de artigos nas bases de dados Scielo e LILACS, utilizando como palavra-chave o tênis. Buscando a temática principal do presente trabalho foram analisados os títulos e resumos dos artigos para identificar se estavam relacionados ao ensino da modalidade, e, após a análise foram encontrados seis artigos; (2) leitura dos artigos e consequentemente, a categorização e apresentação seguindo os critérios: objetivos, métodos, participantes e principais resultados. Para a discussão do último item, três categorias foram criadas agrupando os artigos semelhantes, são elas: a) métodos de ensino/treino; b) formação dos atletas/talentos; c) dimensão tática. A partir dos resultados foi possível observar que apesar da carência de estudos sobre a modalidade em língua portuguesa é possível identificar como é feito o processo pedagógico, seguindo diferentes abordagens da Pedagogia do Esporte, o que pode contribuir com a formação do professor/treinador brasileiro e favorecer o desenvolvimento dos alunos na prática do tênis | pt |
dc.format.extent | 31 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009160090206341 | |
dc.identifier.citation | BERALDO, Letícia Sperandio. Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis. 2018. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-29/000916009.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203601 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Esportes | pt |
dc.subject | Tenis (Jogo) | pt |
dc.subject | Tenis (Jogo) - Treinamento | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
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