Logotipo do repositório
 

Publicação:
Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis

dc.contributor.advisorGinciene, Guy [UNESP]
dc.contributor.advisorParente, Thomás Augusto [UNESP]
dc.contributor.authorBeraldo, Letícia Sperandio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:42Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:42Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractO tênis, modalidade esportiva bastante conhecida nos dias de hoje, começou a ser praticado em 1874, na Inglaterra. Em 1888, a prática chegou ao Brasil, principalmente como forma de lazer e, com o passar do tempo foi se concretizando devido às conquistas mundialmente conhecidas de Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten. Apesar do destaque alcançado por esses atletas, a modalidade no Brasil não está entre as mais praticadas, gerando diversas dúvidas dos motivos que levam ao desinteresse dos brasileiros, entre eles a barreira de ser um esporte de elite e os métodos aplicados ao ensino. Diante disso, objetivo deste estudo foi de conhecer o que a produção científica tem produzido sobre o ensino do tênis. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa documental sobre a temática. O estudo se dividiu em duas etapas, as quais: (1) busca de artigos nas bases de dados Scielo e LILACS, utilizando como palavra-chave o tênis. Buscando a temática principal do presente trabalho foram analisados os títulos e resumos dos artigos para identificar se estavam relacionados ao ensino da modalidade, e, após a análise foram encontrados seis artigos; (2) leitura dos artigos e consequentemente, a categorização e apresentação seguindo os critérios: objetivos, métodos, participantes e principais resultados. Para a discussão do último item, três categorias foram criadas agrupando os artigos semelhantes, são elas: a) métodos de ensino/treino; b) formação dos atletas/talentos; c) dimensão tática. A partir dos resultados foi possível observar que apesar da carência de estudos sobre a modalidade em língua portuguesa é possível identificar como é feito o processo pedagógico, seguindo diferentes abordagens da Pedagogia do Esporte, o que pode contribuir com a formação do professor/treinador brasileiro e favorecer o desenvolvimento dos alunos na prática do tênispt
dc.format.extent31 f.
dc.identifier.aleph990009160090206341
dc.identifier.citationBERALDO, Letícia Sperandio. Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis. 2018. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-29/000916009.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203601
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectEsportespt
dc.subjectTenis (Jogo)pt
dc.subjectTenis (Jogo) - Treinamentopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleMétodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênispt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000916009.pdf
Tamanho:
365.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format