Publicação: Moçambique de Gunga como instrumento de aprendizagem musical: proposta de ensino musical sobre o “sotaque” do Moçambique da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG
Carregando...
Arquivos
Data
2022-12-02
Autores
Orientador
Mesquita, Marcos José Cruz 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Trazendo como proposta um ensino musical abrangente e multicultural, este trabalho busca a reflexão sobre os nossos métodos de ensino e práxis musical, procurando entender a influência de um “senso comum” sobre toda a estrutura do nosso pensar musical, que muitas vezes nos faz cultuar conhecimentos estrangeiros. O principal fio condutor deste trabalho está relacionado à inserção da cultura tradicional brasileira que muitas vezes é negligenciada nos processos de construção de conhecimento, à prática, ensino e aprendizado de música no Brasil.
Resumo (inglês)
Bringing as a proposal a comprehensive and multicultural musical education, this work seeks
to reflect on our teaching methods and musical praxis, seeking to understand the influence of
a "common sense" on the entire structure of our musical thinking, which often makes us
worship foreign knowledge. The main thread of this work is related to the insertion of
traditional Brazilian culture that is often neglected in the processes of knowledge
construction, practice, teaching and learning of music in Brazil.
Descrição
Idioma
Português