Logo do repositório
 

Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais

dc.contributor.advisorBaraldi, Ivete Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMarin, Douglas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-03-22T17:19:00Z
dc.date.available2019-03-22T17:19:00Z
dc.date.issued2019-02-11
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta a intenção de elaborar uma versão histórica sobre o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática), no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Os primeiros cursos foram os balizadores temporais desse estudo, estando compreendidos entre 1960 a 1980. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, tal qual a concebemos e praticamos no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar quinze narrativas dos sujeitos que viveram e experienciaram processos distintos na criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática). Além das fontes orais foram mobilizadas outras fontes (escritas e iconográficas), acessadas em arquivos públicos e privados, e outros trabalhos que nos ajudaram a elaborar compreensões sobre o tema. Esse estudo está inserido em um projeto de amplo espectro do Ghoem, cuja intenção é constituir compreensões em um mapeamento historiográfico, no Brasil, sobre a formação e atuação de professores de Matemática. Nesse nosso estudo, construímos uma narrativa em que foi possível perceber a influência da Igreja Católica na constituição dos primeiros cursos; a formação do professor de Matemática antes da criação desses primeiros cursos de ensino superior; o movimento de constituição do ensino superior na região; a formação do professor que lecionou nos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) e onde esse professor buscava sua capacitação; a organização da estrutura dos cursos; e as contribuições da constituição de um perfil discente para a demarcação de uma nova região.pt
dc.description.abstractThis research aims to elaborate a historical version on the movement of creation of the first courses of for Mathematics education process of teachers in the region of Triângulo Mineiro, state of Minas Gerais. The first courses were the time guidelines for this study, from 1960 to 1980. We used as Oral research methodology as we conceive it and practice it in the Oral History and Mathematics Education Group (Ghoem). The methodological procedures made it possible to create fifteen narratives about the subjects who lived and experienced different processes in the creation of the first teacher training courses (of Mathematics). In addition to the oral sources, other ones (written and iconographic) were accessed through public and private archives, and other works that helped us to develop understandings on the subject. This study is part of a broad spectrum project of the Ghoem whose intention is to constitute understandings in a historiographic mapping in Brazil about the education and performance of Mathematics teachers. On our study we constructed a narrative in which it was possible to perceive the influence of the Catholic Church in the constitution of the first courses; the mathematics teachers´ education before the development of those first higher education courses; the education movement of higher education in the region; the education process of the teacher who taught in the first courses of teacher education (of Mathematics) and where that teacher sought his education; organization of course structure; and the contributions of the constitution of a student profile for the demarcation of a new region.en
dc.identifier.aleph000914084
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181155
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectFormação do professor do ensino superiorpt
dc.subjectHistória oralpt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectTeacher education process in higher educationen
dc.subjectOral historyen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.titleUma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Geraispt
dc.title.alternativeA history of the creation of the first teacher education process courses (Mathematics) in the Triângulo Mineiro - Minas Geraisen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaRelações entre História e Educação Matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marin_d_dr_rcla.pdf
Tamanho:
6.65 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: