Publicação:
A abordagem CCS na formação de professores para uma escola inclusiva

dc.contributor.advisorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
dc.contributor.advisorSchlunzen Júnior, Klaus [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-20T17:09:30Z
dc.date.available2015-08-20T17:09:30Z
dc.date.issued2014-09-19
dc.description.abstractThis doctoral study was conducted in the Graduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology, Paulista State University, named after Julio de Mesquita Filho (FCT/Unesp), located on Presidente Prudente campus in São Paulo. The line of research encompasses the study of practices and formative processes in education in the areas of Information and Communication Technologies (ICT) and Teacher Education. The general goal of this research is to investigate the process of design, implementation, and assessment of the Articulating Axis Inclusive and Special Education, based on the Constructionist, Contextualized and Signified (CCS) approach. It was offered in the blended course in Pedagogy at Unesp/Univesp, as part of the teachers' initial training and in-service training. The theoretical, methodological, and practical foundations of this research underlie both inclusive and special education and the issue of training teachers for the use of ICT, guided by CSS approach, which permeated not only the whole training process, but also the spiral-shaped learning curve, based on Valente (2002). The theoretical foundation for the research rationale, development, and analysis is built on such authors as Sacristán, Zabala, Mantoan, Moraes, Morin, Gatti, García, Tardif, Nóvoa, Perrenoud, Papert, Valente, Almeida, and Schlünzen. Linked to the Support Program in Special Education at Capes, the study equips the student teachers with essentials for performing the analysis of school inclusion policies and practices and for building new pedagogical practices using technological resources when elaborating the Inclusive Lesson Plans...en
dc.description.abstractA presente pesquisa de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente/SP, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, áreas: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Formação de Professores. O objetivo geral é investigar o processo de elaboração, execução e avaliação do Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial proposto na formação inicial e em serviço de professores do curso de Pedagogia semipresencial da Unesp/Univesp com base em uma abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). Os aportes teóricos, metodológicos e práticos que subsidiaram a organização da pesquisa tem correlação direta à Educação Inclusiva e Especial e à problemática da formação de professores para o uso de TDIC, segundo a abordagem CCS, que permeou toda a proposta de formação, bem como a espiral de aprendizagem baseada em Valente (2002). As bases teóricas para a fundamentação, desenvolvimento e análise da pesquisa foram subsidiadas pelas produções de autores como: Sacristán, Zabala, Mantoan, Moraes, Morin, Gatti, García, Tardif, Nóvoa, Perrenoud, Papert, Valente, Almeida e Schlünzen. Vinculada ao Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp) da Capes, a proposta foi delineada no sentido de oferecer aos professores-cursistas elementos para a análise sobre as políticas e práticas de inclusão escolar e para a construção de novas práticas pedagógicas usando recursos tecnológicos na elaboração de Planos de Ensino Inclusivos (PEI)...pt
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio à Educação Especial (PROESP)
dc.format.extent210 f. : il. + anexos
dc.identifier.aleph000841389
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A abordagem CCS na formação de professores para uma escola inclusiva. 2015. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-07-2015/000841389.pdf
dc.identifier.lattes7346754405819238
dc.identifier.lattes1845236241293068
dc.identifier.orcid0000-0002-5623-6093
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126329
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectConstrucionismo socialpt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectEducationpt
dc.titleA abordagem CCS na formação de professores para uma escola inclusivapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.orcid0000-0002-5623-6093
unesp.author.lattes7346754405819238
unesp.author.lattes1845236241293068
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaTecnologias de Informação e Comunicação e Educaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000841389.pdf
Tamanho:
3.78 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format