Logotipo do repositório
 

Publicação:
A social network analysis applied to understand the relationships in fish farming tank-nets business in Brazil1

dc.contributor.authorMartinelli, Raiane Real
dc.contributor.authorPigatto, Gessuir [UNESP]
dc.contributor.authorQueiroz, Timóteo Ramos [UNESP]
dc.contributor.authorMollo, Mário [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:49Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:49Z
dc.date.issued2019-10-21
dc.description.abstractThe present article aims to analyze the insertion of tilapia tank-nets producers in social networks and their influence on the information transfer within the network, from a group of fish farmers located in a reservoir in southeastern Brazil. Exploratory methods characterize this research, which has a qualitative approach based on a multi-case study. Roster method conducts the network research taking into account the limited number of actors in the network and the identification of all. This article allows an understanding of the influence of frequency, time and value attributed to the exchange of information among fish farmers. The trust degree in the relationships between fish farmers was measured through a Social Network Analysis (SNA) with the help of the UCINET® software. The results show that the transmitters of more information are the same that present themselves as central in the network and those who have the most valuable information.en
dc.description.abstractEl presente artículo tiene como objetivo analizar la inserción de productores de tilapias en tanques-redes en redes sociales y su influencia en la transferencia de informaciones dentro de la red, de un grupo de piscicultores ubicados en un reservorio en el sudeste de Brasil. El artículo se caracteriza como exploratorio, de abordaje cualitativo, a partir de un estudio de casos múltiples. La investigación de redes fue conducida por el método Roster, apropiado teniendo en cuenta el número limitado de actores en la red y la identificación de todos. Este artículo permite una comprensión de la influencia de la frecuencia, el tiempo y el valor atribuido a los intercambios de información entre los piscicultores. El grado de confianza en las relaciones entre piscicultores fue medido a partir de Análisis de Redes Sociales (SNA) y utilización de software UCINET®. Los resultados muestran que los transmisores de más información son los mismos que se presentan como centrales en la red y aquellos que poseen las informaciones más valiosas.es
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar a inserção de produtores de tilápias em tanques-redes em redes sociais e sua influência na transferência de informações dentro da rede, de um grupo de piscicultores localizados em um reservatório no sudeste do Brasil. O artigo se caracteriza como exploratório, de abordagem qualitativa, a partir de um estudo multicaso. A pesquisa de redes foi conduzida pelo método Roster, apropriado levando-se em consideração o número limitado de atores na rede e a identificação de todos. Este artigo possibilita uma compreensão da influência da frequência, tempo e valor atribuído às trocas de informações entre os piscicultores. O grau de confiança nas relações entre piscicultores foi medido a partir de Análise de Redes Sociais (SNA) e utilização de software UCINET®. Os resultados mostram que os transmissores de mais informações são os mesmos que se apresentam como centrais na rede e aqueles que possuem as informações mais valiosas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Maringá
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/16075-2
dc.format.extent659-678
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.20435/inter.v20i3.2038
dc.identifier.citationInterações (Campo Grande). Universidade Católica Dom Bosco, v. 20, n. 3, p. 659-678, 2019.
dc.identifier.doi10.20435/inter.v20i3.2038
dc.identifier.fileS1518-70122019000300659.pdf
dc.identifier.issn1518-7012
dc.identifier.issn1984-042X
dc.identifier.scieloS1518-70122019000300659
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213026
dc.language.isoeng
dc.publisherUniversidade Católica Dom Bosco
dc.relation.ispartofInterações (Campo Grande)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectsocial networksen
dc.subjectfish farmingen
dc.subjectsocial capitalen
dc.subjectSocial Network Analysisen
dc.subjectredes sociaispt
dc.subjectpisciculturapt
dc.subjectcapital socialpt
dc.subjectAnálise de Redes Sociaispt
dc.titleA social network analysis applied to understand the relationships in fish farming tank-nets business in Brazil1en
dc.title.alternativeAnálisis de la red social aplicada para comprender las relaciones en los negocios de piscicultura en tanque-red en Brasiles
dc.title.alternativeAnálise de rede social aplicada para compreender as relações nos negócios de piscicultura em tanque-rede no Brasilpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-4528-744X[1]
unesp.author.orcid0000-0002-5240-2381[2]
unesp.author.orcid0000-0001-9327-4462[3]
unesp.author.orcid0000-0002-8341-4190[4]
unesp.departmentAdministração - Tupãpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1518-70122019000300659.pdf
Tamanho:
804.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format