Logo do repositório

Competência e integração: o sentido formativo da reforma educacional brasileira nos anos 1990

dc.contributor.advisorLahuerta, Milton [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, João Mauro Gomes Vieira de [UNESP]
dc.contributor.coadvisorGruschka, Andreas Georg
dc.contributor.institutionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - FCLAr
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-28T20:10:38Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.description.abstractA presente tese tem como objetivo reconstruir o sentido formativo subjacente à reforma educacional brasileira dos anos 1990. Com essa finalidade, pretende identificar os condicionantes sociológicos e os fatores políticos que caracterizaram o processo de reforma do sistema educacional brasileiro da década de 1990, de modo a explicar como a referida reforma, produto de um conflito de forças políticas e interesses sociais diversos, pretendeu enfrentar as mazelas educacionais do país, de modo a desvelar suas contradições e elencar fatores explicativos para a persistência de problemas educacionais como resultado do próprio processo de reforma. Procurou-se estabelecer um framework conceitual para enquadrar o problema da reforma educacional como um objeto de pesquisa sociológica, delineando uma concepção teórica a respeito de sua racionalidade subjacente. Em seguida, procedeu-se a análise empírica de casos selecionados em função tanto de sua relevância política, como de suas qualidades constitutivas, consideradas exemplares da racionalidade das políticas de educação contemporâneas. Com isso, foi possível elaborar uma interpretação sociológica a respeito da reforma educacional, seu significado político, sua racionalidade sociológica e o sentido que ela atribui à formação humana.pt
dc.description.abstractThis thesis aims to reconstruct the formative meaning underlying the Brazilian educational reform of the 1990s. To this end, it seeks to identify the sociological conditioning factors and political factors that characterized the reform process of the Brazilian educational system in the 1990s, explaining how this reform, the product of a conflict of diverse political forces and social interests, sought to address the country's educational ills, revealing its contradictions, and identifying explanatory factors for the persistence of educational problems resulting from the reform process itself. The aim was to establish a conceptual framework to frame the problem of educational reform as an object of sociological research, outlining a theoretical conception of its underlying rationale. Subsequently, an empirical analysis was conducted of cases selected for both their political relevance and their constitutive qualities, considered exemplary of the rationality of contemporary educational policies. This made it possible to develop a sociological interpretation of educational reform, its political significance, its sociological rationale and the meaning it attributes to human development.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId140126/2015-5
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.citationCARVALHO, João Mauro Gomes Vieira de. Competência e integração: o sentido formativo da reforma educacional brasileira nos anos 1990. 2019. 181 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2019.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312493
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectReformapt
dc.subjectRacionalidadept
dc.subjectNeoliberalismopt
dc.subjectCompetênciapt
dc.subjectReformen
dc.subjectRationalityen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectCompetenceen
dc.titleCompetência e integração: o sentido formativo da reforma educacional brasileira nos anos 1990pt
dc.title.alternativeCompetence and integration: the formative meaning of Brazilian educational reform in the 1990sen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication4c7eaced-e0a5-4e19-87c4-6cc8b523fec7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c7eaced-e0a5-4e19-87c4-6cc8b523fec7
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca restritapt
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaEstado, sociedade e políticas públicaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carvalho_jmgv_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
1.82 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: