Publicação: A música como instrumento de alfabetização na EJA
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Fonseca, Débora Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O tema da pesquisa desenvolvida, tem como base a relação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a música, com o objetivo de entender os diferentes estilos musicais como um instrumento de alfabetização na EJA, além das formas de impacto da mesma neste processo educacional na perspectiva dos alunos. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi apresentar a música funcionando como potencializador nos processos educacionais, ou seja, ampliando o ensino e aprendizagem. Com isso mente, o presente estudo relacionou a música às experiências dos discentes, com intuito de observar como ocorreu a atuação da musicalidade no programa, a partir de uma metodologia qualitativa, com observação participante, mostrando, a partir da obtenção dos dados, a importância dessa vertente para o ensino juntamente com as experiências vividas, ligando-se a subjetividade de cada um. Sendo assim, a temática observou a aplicação da música nas salas de aula, fazendo uma análise descritiva dos resultados obtidos durante a realização deste trabalho. Nesse sentido, ao analisar os dados obtidos a partir da aplicação das atividades, foi possível, através da música, trabalhar a leitura, escrita e comunicação dos discentes, fomentando não somente a alfabetização, mas também uma análise crítica de seus espaços de vivência e do mundo, fazendo essa relação a partir de uma interpretação profunda das obras, concretizando a aplicabilidade desse instrumento. Fazendo também, uma ponte com a Geografia, no sentido de análise do espaço e tempo, entendendo as transformações nos diferentes contextos sociais e físicos. Desse modo, ao término da pesquisa, a música auxiliou nas capacidades de leitura, escrita, comunicação e análise dos discentes, a partir da utilização deste instrumento.
Resumo (inglês)
The theme of the research developed is based on the relationship between Youth and Adult Education (YAE) and music, with the objective of understanding the different musical styles as a literacy instrument in YAE, in addition to the ways in which it impacts this educational process from the perspective of the students. Thus, the objective of this work was to present music functioning as a boosting effect in the educational processes, that is, expanding teaching and learning. With this in mind, the present study related music to the experiences of the students, with the intention of observing how the performance of musicality occurred in the program, based on a qualitative methodology, with participant observation, showing, from the collection of data, the importance of this aspect for teaching together with the lived experiences, linking to the subjectivity of each one. Therefore, the theme observed the application of music in the classrooms, making a descriptive analysis of the results obtained during the realization of this work. In this sense, when analyzing the data obtained from the application of the activities, it was possible, through music, to work on the students' reading, writing and communication, fostering not only literacy, but also a critical analysis of their living spaces and the world, making this connection based on a deep interpretation of the works, concretizing the applicability of this instrument. It also creates a bridge with Geography, in the sense of analyzing space and time, understanding the transformations in different social and physical contexts. Thus, at the end of the research, music helped in the students' reading, writing, communication and analysis skills, based on the use of this instrument.
Descrição
Palavras-chave
EJA, Música, Vivência, Experiências, Alfabetização, YAE, Music, Lived experience, Experience, Literacy
Idioma
Português