Publicação:
Atlas escolar interativo: desenvolvimento de um protótipo para o quarto ciclo do ensino fundamental

dc.contributor.advisorDecanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Fernanda Puga [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:24Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:24Z
dc.date.issued2010-08-31
dc.description.abstractO uso de mapas, Atlas e mais recentemente, imagens de sensoriamento remoto constituem uma importante parte do currículo escolar, particularmente na disciplina de Geografia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que apresenta as linhas norteadoras do ensino fundamental no Brasil, enfatizam a importância da tecnologia na educação ao propor o uso de recursos multimídia para auxiliar no aprendizado de conceitos de representação e espacialização. Através de recursos multimídia surge a capacidade de manipular representações mapeadas nos Atlas, possibilitando a seleção e modificação de informações, o que os tornam mais atrativos e didáticos. Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo para alunos do quarto ciclo do ensino fundamental com uso de ferramentas multimídia. O projeto do Atlas constituiu de duas grandes etapas. A primeira denominada projeto cartográfico, a qual consiste na análise da demanda do usuário e definição do conteúdo, projeto de composição geral e projeto gráfico e da interface. A segunda etapa é a produção do Atlas que engloba a aquisição e edição da base de dados geográficos...pt
dc.description.abstractThe use of maps, atlas and images of remote sensing constitute an important part of the school curriculum, particularly in the discipline of Geography. The National Curriculum, which presents the contents guidelines that is taught in Brazil schools, emphasize the importance of the technology in the education, by proposing the use of multimedia resource to aid in the learning process of geographical concepts. Through resources multimedia is possible to manipulate and interact with maps, what turns them more attractive and instigating. This paper presents the development of a prototype of Interactive School Atlas for students of the fourth cycle of the elementary school. The project was constituted of two great stages. The first one was denominated as cartographic project. The second stage was the production of the Atlas. that includes the acquisition and edition of the geographical ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent106 f. : il., mapas, tabs.
dc.identifier.aleph000631858
dc.identifier.capes33004129043P0
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Puga. Atlas escolar interativo: desenvolvimento de um protótipo para o quarto ciclo do ensino fundamental. 2010. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
dc.identifier.filesantos_fp_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes5731530822932916
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86765
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCartografiapt
dc.subjectAtlaspt
dc.subjectSchool atlasen
dc.subjectMultimedia Cartographyen
dc.subjectAnimationen
dc.subjectInteractivityen
dc.subjectFourth Cycleen
dc.titleAtlas escolar interativo: desenvolvimento de um protótipo para o quarto ciclo do ensino fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5731530822932916
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramCiências Cartográficas - FCTpt
unesp.knowledgeAreaAquisição, análise e representação de informações espaciaispt
unesp.researchAreaCartografia digital, SIG e análise espacialpt

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