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Aprender fazendo: design de materiais didáticos pedagógicos acessíveis para a disciplina de modelagem do vestuário

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Orientador

Menezes, Marizilda dos Santos

Coorientador

Pós-graduação

Design - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O ensino de modelagem do vestuário emerge como um tópico de significativa importância no âmbito do design de moda, especialmente ao abordar o estudo do corpo humano e suas especificidades individuais. Além disso a realidade da rede federal diante do ingresso de alunos pertencentes a comunidade carente requer atenção nos cursos de Moda diante do elevado custo na aquisição de materiais utilizados nas disciplinas. Diante desse cenário, a presente pesquisa aborda a necessidade de incorporar uma pluralidade de materiais didático pedagógicos, associados às teorias do movimento maker, educação, anatomia e cinesiologia no ambiente de sala de aula, promovendo a abordagem do "aprender fazendo" a fim de proporcionar uma experiência de aprendizado recíproco entre professores e alunos diante da satisfação de fabricar ou experienciar materiais alternativos de Modelagem de Vestuário diante da conformação do corpo. Nessa perspectiva, propõe-se o desenvolvimento de materiais didático pedagógicos lúdicos acessíveis para as disciplinas de Modelagem de Vestuário, com o intuito de contribuir na compreensão da configuração dos corpos diante como alicerce na concepção dos diagramas base, consideradas como a segunda pele do corpo. A conjunção desses elementos, aliada coletas e análises de dados quantitativos e qualitativos permitiu avaliar os potenciais benefícios da aplicação desses materiais em sala de aula, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem na modelagem do vestuário. Como resultado foram propostos seis materiais didático pedagógicos lúdicos: a Massinha de modelar como recurso pedagógico lúdico, um Material de Consulta para o aluno com recurso analógico e digital, um material do Quebra cabeça do corpo analógico e digital, um Jogo digital e um de Tabuleiro, o Manequim com três recursos metodológicos intitulados de Manequim Construído pelo Aluno, Manequim como Recurso Facilitador, Manequim Híbrido e duas Réguas Adaptadas DIY. Todos os materiais foram validados com dezoito docentes doutores de diferentes Instituições de ensino, com o intuito de legitimar o uso e aplicação dos materiais tanto para os docentes quanto para o perfil dos discentes dessa área no processo educacional. Essa abordagem visa enriquecer a experiência de aprendizado, promovendo um ambiente de ensino mais dinâmico e eficaz de forma lúdica no aprendizado. Para a avaliação dos resultados foi realizada uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) para aumentar a confiabilidade nos dados do estudo. Como resultado, todos os materiais foram validados positivamente com pequenas ressalvas diante de contribuições e melhorias para o material. Portanto, a conjunção dos materiais didáticos resultou em potenciais benefícios em sala de aula contribuindo para o ensino de Modelagem do Vestuário na configuração dos corpos como alicerce da concepção do diagrama base.

Resumo (inglês)

The teaching of garment patternmaking has gained significant importance within fashion design, particularly when considering the study of the human body and its individual specificities. Moreover, the reality faced by the federal education network, with the enrollment of students from underprivileged communities, necessitates attention in Fashion courses due to the high cost of acquiring materials used in these subjects. In this context, the present research addresses the need to incorporate a variety of didactic-pedagogical materials, associated with maker movement theories, education, anatomy, and kinesiology, into the classroom environment. This approach promotes "learning by doing" to provide a reciprocal learning experience between teachers and students, fostering satisfaction in creating or experimenting with alternative garment patternmaking materials that conform to the body. From this perspective, the development of accessible, playful didactic-pedagogical materials for garment patternmaking courses is proposed, aiming to enhance the understanding of body configurations as a foundation for the conception of basic patterns, considered as the body's second skin. The integration of these elements, combined with the collection and analysis of quantitative and qualitative data, allowed for the evaluation of the potential benefits of applying these materials in the classroom, facilitating the teaching-learning process in garment patternmaking. As a result, six playful didactic-pedagogical materials were proposed: modeling clay as a playful pedagogical resource; a student reference material available in both analog and digital formats; a body puzzle material in analog and digital versions; a digital game and a board game; a mannequin with three methodological resources titled "Student-Built Mannequin," "Mannequin as a Facilitator Resource," and "Hybrid Mannequin"; and two DIY adapted rulers. All materials were validated by eighteen doctoral-level educators from various educational institutions to legitimize their use and application for both teachers and students in this field within the educational process. This approach aims to enrich the learning experience by promoting a more dynamic and effective teaching environment through playful learning. To evaluate the results, a mixed-methods approach (qualitative and quantitative) was employed to increase the reliability of the study's data. Consequently, all materials were positively validated, with minor suggestions for contributions and improvements. Therefore, the integration of these didactic materials resulted in potential classroom benefits, contributing to the teaching of garment patternmaking by focusing on body configurations as the foundation for basic pattern design.

Descrição

Palavras-chave

Design de moda, Modelagem do vestuário, Espaço maker, Ensino-aprendizagem, Material didático pedagógico, Fashion design, Garment patternmaking, Maker space, Teaching-learning, Educational materials

Idioma

Português

Citação

IO, Vanessa Mayumi. Aprender fazendo: design de materiais didáticos pedagógicos acessíveis para a disciplina de modelagem do vestuário. Orientadora: Marizilda dos Santos Menezes. 2025. 352 f. Tese (Doutorado em Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
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Campus: Bauru


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