Logotipo do repositório
 

Publicação:
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo

dc.contributor.authorCamargo, Sérgio
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorGhiotto, Renato Tonin [UNESP]
dc.contributor.authorCaluzi, João José [UNESP]
dc.contributor.authorXavier, José Armando [UNESP]
dc.contributor.authorRubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
dc.contributor.authorRuggiero, Lígia de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:56Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:56Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractWe aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.en
dc.description.abstractRelatamos aqui conclusões de um estudo sobre formação inicial de professores, cujos dados foram constituídos durante o processo de reestruturação de um projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Durante esse processo, foram consideradas a legislação pertinente e as demandas de licenciandos, docentes universitários e de professores de Física em exercício na educação básica que, contribuindo a partir de diferentes posições, colaboraram fornecendo elementos para a configuração final do projeto. Para a leitura e interpretação dos discursos desses segmentos, foram adotadas como referências noções sobre desenvolvimento curricular e análise do discurso. Nesta comunicação, analisamos apenas as contribuições dos licenciandos envolvidos no processo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Curitiba-PR
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent217-235
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172012140314
dc.identifier.fileS1983-21172012000300217.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes6719368282265238
dc.identifier.lattes4551247760945760
dc.identifier.lattes4471455206932709
dc.identifier.scieloS1983-21172012000300217
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134906
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPhysics teachers' educationen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectCurriculum restructurationen
dc.subjectFormação de professores de físicapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectReestruturação curricularpt
dc.titleA reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processopt
dc.title.alternativeThe restructuring of the pedagogical program of a brazilian public university's degree in physics education: contributions of future teachers to the processen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes6719368282265238
unesp.author.lattes4551247760945760
unesp.author.lattes4471455206932709
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt
unesp.departmentFísica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172012000300217.pdf
Tamanho:
290.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format