Logo do repositório
 

A aprendizagem da língua alemã por brasileiros: aspectos fonéticos e fonológicos

dc.contributor.advisorCagliari, Luiz Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorMiarelli, Renata Nascimento [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-07-10T13:34:07Z
dc.date.available2019-07-10T13:34:07Z
dc.date.issued2019-05-10
dc.description.abstractA globalização e o surgimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação contribuíram para a expansão do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. No caso do alemão, em especial, deve-se considerar também o fato de que essa língua muitas vezes é vista como um diferencial. No Brasil, é possível citar a imigração alemã como um fator histórico relevante para aprendizagem desta língua. O conhecimento fonético se mostra como um importante aspecto no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, sobretudo para o desenvolvimento das competências orais. A presente pesquisa pretende analisar as características de interlíngua encontradas na pronúncia de aprendizes brasileiros de alemão, a fim de pontuar suas maiores dificuldades e esclarecer a interferência do sistema fonológico do português brasileiro durante o processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo fonético do processo de aprendizagem da língua alemã. Os dados são coletados por meio de gravações realizadas com alunos do curso de alemão de uma escola privada de línguas, situada na cidade de Franca, interior de São Paulo. As gravações seguem um protocolo preestabelecido. A análise dos dados é feita através do programa Praat, e os elementos acústicos proporcionados por ele servem para a identificação dos segmentos produzidos oralmente. A produção oral dos aprendizes é investigada de acordo com a pronúncia do alemão padrão. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber que grande parte das dificuldades de pronúncia apresentadas pelos aprendizes está relacionada à interferência do sistema fonológico do português brasileiro, como por exemplo a nasalização de vogais diante da nasal alveolar [n] e a ocorrência de sândi. Portanto, a introdução de elementos fonéticos no ensino parece ser imprescindível para que os aprendizes tenham êxito na aprendizagem da nova língua. Com este trabalho, espera-se poder melhorar a performance dos alunos, assim como dos métodos de ensino e de aprendizagem.pt
dc.description.abstractGlobalization and the emergency of digital information and communication technologies have contributed to the expansion of teaching and learning process of foreign languages. In the case of German, in particular, one must also consider the fact that this language is often seen as a differential. In Brazil it is possible to quote German immigration as a relevant historical factor for learning this language. Phonetic knowledge is an important aspect in the teaching and learning process of a foreign language mainly for the development of oral skills. The present research aims to analyze the interlanguage features found in the pronunciation of German language Brazilian learners, in order to present their greatest difficulties and to clarify the Brazilian Portuguese phonological system interference during the learning process. This is a phonetic study of the German language learning process. The data are collected through recordings made with students of German language at a private language school which is situated in the city of Franca, São Paulo. The recordings follow a pre-established protocol. The data analysis is made through the Praat program and the acoustic elements provided by it assist to identify the segments produced orally. The learner’s oral production is investigated according to the German standard pronunciation. From the achieved results, it can be seen that a great part of the pronunciation difficulties presented by the learners is related to the Brazilian Portuguese phonological system interference, such as the vowels nasalization before the alveolar nasal [n] and the sandhi occurrence. Therefore, the introduction of phonetic elements in teaching seems to be indispensable for learners to succeed in the new language learning. With this work it is aimed to be able to improve the students’ performance, as well as teaching and learning methods.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000918357
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182499
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAlemãopt
dc.subjectEnsino e aprendizagempt
dc.subjectInterlinguapt
dc.subjectFonéticapt
dc.subjectFonologiapt
dc.subjectGerman Languageen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectInterlanguageen
dc.subjectPhoneticsen
dc.subjectPhonologyen
dc.titleA aprendizagem da língua alemã por brasileiros: aspectos fonéticos e fonológicospt
dc.title.alternativeGerman Language Learning by Brazilian Students: phonetic and phonological aspectsen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaAnálise Fonológica, Morfossintática, Semântica e Pragmáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
miarelli_rn_me_arafcl.pdf
Tamanho:
13.53 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: