Publicação:
Traços decadentistas na poesia de Camilo Pessanha e Al Berto

dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lucia Outeiro [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Camila Pinto de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:10Z
dc.date.available2015-03-23T15:29:10Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis monograph aims contribute to point out the presence of technical procedures, formal and thematic elements, typical of the Symbolist/Decadentism aesthetic in lyric poetry of Al Berto (1948-1997), using the Camilo Pessanha’s (1867-1926) work as tool to comparison. To achieve this goal, we analyze the corpus selected for research, consisting of three Pessanha’s poems taken from the book that brings together his work, Clepsidra, “Caminho I”, “Caminho II” e “[Depois das bodas de oiro]”, and three poems of Al Berto, taken from the book O Medo, which is the combination of his work too: “Os dias sem ninguém - 4”, “Doze moradas de silêncio – I” and “[no exíguo espaço do corpo ou da casa]”. Through the comparison between the analysis of the poems from Al Berto and Camilo Pessanha it was found resemblances, in fact, - and obviously some differences - between both. Furthermore, it was verified that Al Berto, a contemporary poet, rescues numerous traits of the decadent aesthetic, whose Camilo Pessanha is one of the greatest representativesen
dc.description.abstractEste trabalho monográfico tem por objetivo apontar a presença de procedimentos técnicos, formais e elementos temáticos típicos da estética simbolista/decadentista na poesia lírica de Al Berto (1948-1997), utilizando como ferramenta a comparação com a obra de Camilo Pessanha (1867-1926). Para tanto, realizamos a análise do corpus, constituído por três poemas de Pessanha, retirados do livro que reúne sua obra: Clepsidra, “Caminho I”, “Caminho II” e “[Depois das bodas de oiro]”; e por três poemas de Al Berto, retirados do livro O Medo, que também reúne a obra deste poeta: “Os dias sem ninguém - 4”, “Doze moradas de silêncio – I” e “[no exíguo espaço do corpo ou da casa]”. Verificou-se, por meio da comparação dos resultados obtidos na análise dos poemas, que há, de fato, semelhanças e, obviamente, algumas diferenças entre ambos. Além foi possível detectar que Al Berto, um poeta contemporâneo, resgata inúmeros traços da estética decadente, da qual Camilo Pessanha é um dos maiores representantespt
dc.identifier.aleph000709605
dc.identifier.citationSOUSA, Camila Pinto de. Traços decadentistas na poesia de Camilo Pessanha e Al Berto. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2012.
dc.identifier.filesousa_cp_tcc_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes2134010557951137
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121373
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTavares, Alberto Raposo Pidwellpt
dc.subjectPessanha, Camilopt
dc.subjectDecadismo (Movimento literario)pt
dc.subjectSimbolismopt
dc.subjectPoesia portuguesapt
dc.titleTraços decadentistas na poesia de Camilo Pessanha e Al Bertopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2134010557951137
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sousa_cp_tcc_arafcl.pdf
Tamanho:
235.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format